Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Bandeirante de São Paulo

Logística, Cadeia de Suprimentos e Estratégia Competitiva.

São Paulo
2012
Universidade Bandeirante de São Paulo





Logística, Cadeia de Suprimentos eEstratégia Competitiva.

(NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO 3 )
Bruno Lira RA 111432065
Clayton Samuel RA 111321972
Rafael Carvalho RA 111556112
Renan Amaral RA 111329884Sthefan Eduardo RA 111450187

Trabalho referente à ATPS de , Logística Empresarial da turma de 3º semestre do curso de Logistica Empresarial sob orientação da Professora Eliana.



São Paulo2012
RESUMO 1

O interesse na logística e na gestão da cadeia de suprimentos cresceu de maneira gigantesca nos últimos anos. Esse foco levou muitas empresas a analisarem suas próprias cadeias. Em muitos casos,entretanto, essa análise tem sido baseada na experiência e na intuição; poucos modelos analíticos ou ferramentas de projeto têm sido utilizados, até mesmo por o assunto ser considerado bastante recente. Dessa forma, o presente trabalho se propõe, através de um estudo de caso, a analisar mais detalhadamente o desempenho logístico dos principaisfornecedores da Wal Mart Supermercados do Brasil S.A. A principal contribuição deste estudo é identificar e apontar possíveis oportunidades de melhoria no processo de reabastecimento da cadeia logística da Wal Mart. Para realizar este estudo de caso, foi analisada a estrutura da gestão de suprimentos (cadeia logística) da Wal Mart, levando emconsideração a representatividade de cada fornecedor para a empresa, o nível de serviço por eles apresentado, enfim, para avaliar se cada um deles está atendendo às expectativas da Wal Mart. Para se chegar até esses resultados, foi necessário coletar informações relevantes na base de dados da empresa referentes ao período do ano de 2012, as quais foram avaliadasatravés análises estatísticas descritivas, analisando-se o nível de serviço prestado à empresa no mesmo período. Como resultados desta pesquisa, se pode constatar que, ao se analisarem somente os 10 principais fornecedores da Wal Mart, considerando-se assim uma hipótese de que os fornecedores atendessem ao NISF (nível de serviço do fornecedor) mínimoestipulado pela empresa, esta poderia ter um incremento nas vendas próximo a 17,58% do faturamento desses fornecedores, ou 3,57% do faturamento total da empresa. E, além desse possível incremento de vendas, poderia também, através da qualificação dos fornecedores, obter entregas nas datas corretas conforme solicitado, diminuir a ruptura (falta deprodutos no ponto de venda) e gerar uma maior satisfação para o cliente final, além de se criar uma imagem melhor da empresa, quando ele fosse até uma de suas lojas da rede para a aquisição de algum produto ou serviço.
Palavras-chave: Gestão da cadeia de abastecimento. Cadeia logística. Planejamento do reabastecimento. Indicadores de desempenho logístico....
tracking img