Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
paletes

PROJETO PMA
2010

Tecnologia em Logística

TEMA
Paletes
Modelos e utilização

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Centro Universitário Santo André - UNIA
2010

Paletes
Modelos e utilização
Projeto apresentado na Disciplina de Projeto Multidisciplinar de Auto- Aprendizagem do Curso de Tecnologia em logística.

Orientador: Prof° Antonio Luiz Teixeira  Empresa Referência: Chep do Brasil Ltda

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Centro Universitário Santo André - UNIA
2010

SUMÁRIO

1. Introdução – Tema e problematização
2. Justificativa
3. Objetivos
3.1 Geral
3.2 Específicos
4. Metodologia da pesquisa
5. O que é Palete?
6. Palete - Conceito Histórico
7. História do Palete noBrasil
8. Evolução do Estudo da Padronização no Brasil
9. Conclusões da Padronização
10. Como saber se é um PBR?
11. Modelos e Aplicações
12. Empresa Referência - Chep
13. Quem é a Chep?
14. O Sistema de Pooling
15. Produtos
16. Serviços Plus
17. Setores
18. Estudo de Caso
19. Artigo recente - Chep
20. Artigo - Revista da Madeira
21. Bibliografia

1. Introdução – PaletesEsta pesquisa tem como objetivo informar os conceitos e utilização de paletes, bem como os modelos e aplicações, conservação e normas.



2. Justificativa

A importância desta pesquisa é aprimorar o conhecimento sobre esta importante ferramenta de apoio aos diversos tipos de equipamentos de auxilio logísticos, por exemplo: empilhadeiras, o palete é utilizado para o condicionamento de diversostipos de cargas, possibilitando o seu manuseio de forma unitizada.

3. Objetivos
Compreender o conceito, a utilização e os modelos de pateles, e seus benefícios.

3.1 Geral

Através da pesquisa realizada conheceremos mais sobre as origens do palete, onde surgiu, quem foram os primeiros a utilizá-lo, que utilidade o palete tinha no início de sua existência, quais os benefícios e vantagensda utilização do palete.

3.2 Específicos

A paletização começou nos Estados Unidos no ano de 1925, estando presente nas atividades comerciais, na forma de estrado para agilização das operações de estiva, inicialmente tinha dimensão de 800x1200 e com o passar dos anos foram acontecendo alterações como dimensão, forma e material de acordo as necessidades específicas.

4. Metodologia daPesquisa

A Metodologia utilizada foi, reuniões em grupo para pesquisa e levantamento de dados via internet, em sites de assuntos logísticos, no site da empresa de referência CHEP do Brasil, e informações adquiridas em sala de aula.

5. O que é Palete?

O palete é uma plataforma fabricada de metal, madeira ou fibra, projetado para ser movimentado mecanicamente por meio de empilhadeiras,paleteiras, guindastes, carrinhos hidráulicos ou veículos similares. Além de unitizar a carga, a paletização permite empilhamento de palete sobre palete ou com a unitização de porta-paletes, dependendo das características do produto e da armazenagem.
As principais vantagens do seu uso correspondem à redução de custos nas etapas logísticas de armazenagem, transporte e movimentação, além de maioragilidade nos tempos de carga e descarga. Alguns inconvenientes, no entanto, podem advir da utilização de paletes, como custo dos paletes e paletização, equipamentos necessários para a sua movimentação, menor aproveitamento por restrições das dimensões do palete, além da falta de padronização dos veículos de transporte.
Contudo, a experiência tem demonstrado que o palete, apesar das desvantagensapresentadas, trás benefícios para as empresas que o utilizam.

Paulo Roberto Bertaglia, Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento, Editora Saraiva, página n° 309.

6. Palete (Conceito Histórico)

Não existem registros precisos sobre a origem dos paletes, até porque, o princípio da utilização do mesmo que, de forma empírica, sempre esteve presente nas atividades comerciais. Com certeza,...
tracking img