Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
E-commerce
Eliane Aparecida Pereira
Luciana Rodrigues B. Silva
Monografia apresentada no curso de Organização, Sistemas e Métodos das Faculdades Integradas Campos Salles, sob orientação do Professor Mauro M. Laruccia
(Disponível na rede desde novembro de 2000) 

I) Introdução
A atuação do comércio eletrônico no mercado Mundial tem crescido de forma exponencial desde a popularização daInternet e a sua afirmação como meio de fazer negócios. A situação do Brasil nesse cenário não é diferente. Cada vez mais empresas estão investindo em marketing digital e vendas pela Internet.
A idéia de comercio eletrônico não é nova, a técnica de vender produtos utilizando novas mídias e meios de comunicação já vem desde os serviços de tele-vendas ou vendas pelo correio, através de catálogos. AInternet é só mais um veículo que possibilita a comercialização de produtos de forma a atingir novos consumidores.
Assim como todo o processo de compra e venda existem pelo menos duas entidades distintas envolvidas no processo e-commerce: clientes e empresas. O papel de cada entidade nesse processo apresenta características bem distintas. Empresas estão cada vez mais investindo em construção desites de vendas e serviços ao cliente, ao invés de sites apenas informativos. Por outro lado, clientes estão interessados em sites de vendas que sejam confiáveis e ofereçam serviços e produtos de qualidade.
O e-commerce não é um processo local, más global, e as empresas devem estar atentas a isso. Nesse tipo de comercio há uma desentermediação que beneficia produtores, vendedores e o consumidor,com custos menores e maior valor agregado de serviço. Por outro lado, ele cria uma nova categoria, os chamados cybermerdiários, os intermediários do cyberespaço, que são empresas ".com" como Amazon, Travelocity, E-bay e Autobytel, que atual exclusivamente na internet.
Entre as barreiras a serem enfrentadas na América Latina, podem ser apontadas a língua, já que apenas 3% dos sites está em portuguêsou espanhol, e o próprio conteúdo localizado ainda é restrito.
Cid Gonçalves Filho realizou uma pesquisa exploratória no mercado consumidor no comercio eletrônico brasileiro, que teve como objetivo descrever o perfil de consumidores, com uma ótica sobre a utilização da Internet para efetivação de compras de bens e serviços. Os objetivos foram traçados com base na identificação de algumasquestões ainda em aberto quanto aos consumidores eletrônicos, são elas:
* Grande parte dos consumidores rejeita compras na Internet e as diversas causas são apontadas de forma pouco conclusiva;
* O nível de satisfação dos compradores é uma variável muitas vezes pouco abordada;
* Os principais motivadores de compra na Internet são citados, porém não se tem uma pontuação precisa sobre a óticados clientes;
* Muitas pesquisas tem traçado o perfil do usuário da Internet, porém o perfil específico de consumidores da Web tem sido pouco pesquisado.
Essas observações realizadas conduziram aos seguintes objetivos específicos:
Verificação das principais atividades realizadas na Internet, visando prover subsídios para um melhor planejamento de mídia;
Identificação das causas derejeição do uso da Internet para efetivação de compras;
Verificação dos principais produtos e serviços comprados através da Web, identificando os segmentos com resultados mais expressivos e potenciais;
Relacionar os motivadores de compra via Internet, com o objetivo de identificar as principais vantagens competitivas do comercio eletrônico sob a ótica dos clientes.
Segundo o relatório do Departamento deComercio dos Estados Unidos, o crescimento da Internet será direcionado por quatro tipos de atividades econômicas :
Explosão do uso da Internet: Em 1994, 3 milhões de pessoas, a maior parte nos Estados Unidos usavam a Internet. Em 1998, 100 milhões de pessoas em todo o mundo usam a Internet. Alguns especialistas afirmam em 1999, o ecommerce mundial foi de US$ 111 bilhões. Em 2003, ele...
tracking img