Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO 3
Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América passaram por um longo período de crescimento, uma vez que tomaram a responsabilidade pela reconstrução de muitos países no pós guerra, assumindo uma inegável posição de liderança mundial. Porém, no fim da década de 1950, os volumes de itens tratados já eram de tal monta, que manualmente tornava-se impossível fazer um controlerazoavelmente correto das necessidades das operações produtivas. Surgiu então o MRP – Material Requirements Planning – Planejamento das Necessidades de Materiais, que permite:
 
I)      O calculo do quanto de determinado tipo de material será necessário para atender à demanda, e quando será necessário
II)     Baseado no histórico de vendas passadas, permite avaliar todos os itens necessáriospara atender os pedidos futuros
III)    Calcular volume e tempo para grandes quantidades de itens diferentes
IV)   Garante a disponibilidade dos produtos no tempo certo, independente do fornecedor
 
As alternativas válidas são:
D) I e III
A partir do processamento do MRP, Planejamento das Necessidades de Materiais, são geradas as ordens de compra para itens que estão faltando / irão faltar noestoque, os planos de materiais e as ordens de trabalho (ordens de produção). Se tomamos por exemplo a fabricação de um bolo de fubá, a lista de materiais indica quais e quanto de cada produto necessitamos para fazer o bolo, sem se preocupar com os recursos de transformação (instalações e pessoas) necessários. Mas a observação de uma lista não é tão eficiente como a análise de um desenho quemostra como o produto é composto, denominada estrutura do material. Todavia, para a realização dos cálculos do MRP, faz-se necessário mais informações do que somente a estrutura do material / produto. Assim sendo, teremos de conhecer e informar ao sistema de cálculo:

A) Quanto fazer, quando entregar, qual a composição por item, qual o tempo de entrega

Deve-se entender que um produto final éfeito de uma série de componentes, que por sua vez nascem de outros componentes ou matérias-prima, e assim por diante. O exemplo hipotético abaixo analisa uma caneta BIC cristal azul e sua estrutura básica dos materiais. Em função da estrutura apresentada, e pelo profundo “conhecimento” que todos nós temos de como é uma caneta BIC cristal azul, doravante chamada de caneta (quem ainda não “mascou” umatampinha traseira de uma caneta BIC?), podemos afirmar que, se a fabrica de canetas BIC cristal azul quiser produzir um lote de 10.000 canetas, que serão distribuídas em caixas contendo 50 canetas cada caixa, a fábrica vai precisar produzir:

C) 10.000 tampas traseiras para caneta
Desde a revolução industrial japonesa, “capitaneada” entre outros por Deming, ficou claro que a manutenção deestoques deve ser feita de maneira absolutamente estratégica, de forma a direcionar os recursos financeiros para outras áreas de investimento, como pesquisa e desenvolvimento, por exemplo.

No processo tradicional de produção utilizado até então pela maioria das organizações ocidentais, dava-se entrada nas ordens de produção assim que chegassem à fábrica, gerando altos estoques em processo(estoques de peças entre etapas do processo produtivo), e estoques de produtos acabados antes dos prazos contratados com os clientes finais.

Através das técnicas japonesas, desenvolveu-se o conceito de iniciar a produção a partir do momento em que o cliente solicita a entrega de um produto. Esse processo de programação recebe o nome de:
D) Programação “puxada”
MRP deve informar a quem estagerenciando o processo, quais são as necessidades que a organização deve prover a fim de atender a uma demanda real (pedidos) e planejada (previsão). Uma forma básica de apresentação dos registros do MRP é dada pela figura abaixo. Para que o MRP funcione de maneira adequada e compreensível, algumas informações devem ser pré-definidas quando da parametrização do programa, durante sua implantação.
Tais...
tracking img