Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTOS DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
6.0 INTRODUÇÃO
O gestor logístico é responsável pelo percurso que as matérias-primas efectuam até chegar ao cliente, sob a forma de produtos acabados, assim como por toda a informação e processos envolvidos. Este deve procurar simplificar as operações de processamento e marketing de forma a obter o menor custo. O objectivo da logística é então atingir umdeterminado nível de serviço de cliente, ao menor custo total possível. Sendo que quanto maior for o nível de serviço pretendido, maior o custo total logístico, um bom desempenho a nível logístico resulta do equilíbrio entre o nível de serviço e os custos. No entanto, chegou-se à conclusão de que a relação entre o nível de serviço e o custo total não é linear, e o melhor balanço entre os dois éespecífico de cada caso.
Os custos logísticos representam geralmente 5 a 35% das vendas, dependendo do tipo de negócio, da área de processamento e do rácio de valor de uso dos materiais e produtos em questão. A logística representa um dos maiores componentes de custo de uma empresa, sendo apenas excedida pelo custo de mercadorias vendidas por grosso ou a retalho. Apesar de implicar estes custos, alogística é vital para o sucesso de uma empresa. Esta acrescenta valor e traduz-se num aumento da competitividade, já que possibilita o aumento do nível de serviço.
Como já foi descrito, os custos logísticos mais significativos são os custos de existências e os custos de transporte. Desta forma, a relação de trade-off entre os mesmos é muito importante para um sistema logístico.
De um modo geral,pode afirmar-se que o custo de transporte e o custo de existências têm uma relação inversa, isto é, o custo de transporte aumenta quando o custo de existências diminui e vice-versa. Isto deve-se, entre outros, ao facto de ao aumentar-se o custo de transporte (e portanto investindo em sistemas de transporte mais eficientes), pode efectuar-se a movimentações mais frequentes de uma quantidade inferior,e portanto não será necessário um número tão elevado de existências em armazém.
De facto, geralmente o menor custo total logístico corresponde ao ponto em que os custos de transporte e os custos de existências se igualam. No entanto, é importante referir que este ponto não corresponde ao valor mínimo do custo de transporte nem do custo das existências.
Analisando a relação entre os custos detransporte e os custos de existência em função do número de armazéns de um sistema logístico, verifica-se que o ponto de equilíbrio entre os custos referidos corresponde ao número óptimo de armazéns no sistema logístico. Mais especificamente, verifica-se que para um número de armazéns inferior ao número óptimo, à medida que o número de armazéns aumenta os custos de transporte vão diminuindo, aocontrário dos custos de existências, que vão aumentando. Ao ultrapassar o número óptimo de armazéns – por exemplo, pela implementação de armazéns extra de forma a aumentar o nível de serviço – verifica-se que os custos de transporte vão diminuindo com o aumento do número de armazéns. Os custos de existências assumem nesta situação o comportamento inverso, ou seja, vão aumentando com o aumento de númerode armazéns. É de notar ainda que se o aumento do número de armazéns for muito significativo, os custos de transporte passam também a crescer.
6.1 Factores relativos ao produto
Um número considerável de factores relacionados com o produto afecta o custo logístico e a importância da logística. Dentro dos mais importantes, é de destacar a influência do valor da moeda no produto, a densidade doproduto, a fragilidade do produto e ainda a necessidade de cuidados específicos de manutenção.
A influência do valor da moeda no produto
Conforme a sua influência no produto em questão, a relação moeda/produto pode afectar os custos logísticos, nomeadamente os custos de transporte, os custos de armazenagem e os custos das existências.
* Custos de transporte – As taxas de transporte...
tracking img