Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: Tecnologia em Logística

Tutor presencial: Alexandre Bonatto
Disciplina: Administração de Materiais
Professor EAD: Monica F. Satolani

ALUNOS:
Adriano Lobato Ferreira RA: 2025844810
Adailton Pereira da Silva RA: 4138230069
Alessandro Miguel de Souza RA:4009157789
Paulo Rogério de Almeida RA: 2001766725
Carlos Antonio Ferreira Vaz RA: 1099271872
Etapa - 01
Desafio de Aprendizagem
Modelo de Cadeia de Suprimento de Base

Cadeia de Suprimento de uma Indústria Siderúrgica
A cadeia de suprimento de uma indústria Siderúrgica de inicia na extração e aquisição de matérias primas e se estende até o consumidor final de produtos acabados, suportandotodas as operações logísticas de trocas de materiais e informações e interligando diversas empresas, sejam fornecedores de materiais e informações e interligando diversas empresas, sejam fornecedores de materiais ou serviço, produtores, distribuidores ou consumidores
A cadeia de suprimento como uma rede de instalações e rotas de transportes que transformam a matérias – primas em produtos acabadose os entrega aos consumidores, essa cadeia engloba todos os estágios envolvidos direta e indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. Inclui as funções fornecedores fabricantes, transportadoras, deposito, distribuidores, varejistas e os próprios clientes. Dentro de cada uma dessas organizações a cadeia de suprimento inclui as funções envolvidas no pedido do cliente: P&D, marketing,operações, distribuição, finanças, serviço de atendimento ao cliente, etc.
Focando a terminologia, o termo “cadeia” pode criar a idéia de organizações interligadas a uma e infere que apenas um responsável (elo) é envolvido em cada estágio No entanto, um fabricante pode receber material de diversos fornecedores, e depois abastecer diversos distribuidores. Portanto, a maioria das cadeias desuprimento é na verdade, composta por que as cadeias de suprimento assemelham-se mais a árvores com ramos e raízes do que a linhas contínuas, correntes, ou cadeias. Por esse motivo, alguns autores preferem utilizar a expressão “rede de suprimentos” para descrever a estrutura da maioria das cadeias de suprimentos conceitualmente uma cadeia de suprimentos “genérica”.
A representação de uma cadeia desuprimentos e os múltiplos relacionamentos entre a empresa que se objetiva focar e seus fornecedores e clientes. Os fornecedores e clientes que atuam diretamente com a empresa foco são qualificados como pertencentes à primeira camada. Os fornecedores dos fornecedores e clientes dos clientes são chamados de segunda camada e assim sucessivamente.
O sentido dos relacionamentos na cadeia desuprimentos segero que os relacionamentos no sentido dos fornecedores são chamados “a montante” (Upstream) e com os clientes, “a jusante” (Downstream) na cadeia. Esse direcionamento é uma analogia à correnteza de um rio e se refere ao fluxo dos produtos na cadeia. Observa-se que existem, no entanto, fluxos de materiais ou mesmo de produtos no sentido contrário, no caso da logística reversa, assim como ofluxo de informações em geral é maior também no sentido reverso, uma vez que as cadeias de suprimentos são norteadas pelos requisitos do cliente final.
A gestão da logística inclui tipicamente atividades gerenciamento do transporte de abastecimento (inbound) e de distribuição (outbound), gerenciamento de frota e de fretes,armazenagem, manuseio de material, preenchimento de pedidos, desenho da malhalogística, gestão de estoques, planejamento da demanda, e gestão dos operadores logísticos terceirizados. Em diferentes graus, a função logística também inclui desenvolvimento de fornecedores, planejamento e programação da produção, montagem e embalagem de produtos e serviço ao cliente. Todos os níveis de planejamento e execução (estratégico, tático operacional) são envolvidos. A gestão da...
tracking img