Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Operadores logísticos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
* Operadores logísticos (Third-Party logistics (3PL) (em inglês)) envolvem o uso de companhias externas para realizar funções logísticas que anteriormente eram realizadas dentro da empresa (Robeson et al., 1994, p. 20). |
História - Os operadores logísticos devem existir desde que existe comércio mas, provavelmente eramconhecidos de uma forma menos glamurosa e com retornos bem inferiores.
Com as grandes taxas de juros e fortes esforços em reduzir os níveis de stocks durante as décadas de 70 e 80, uma mudança significativa ocorreu para os operadores logísticos. Os gestores decidiram concentrar-se nas suas competências fulcrais e deixar os outros assuntos a parte, dando assim lugar aos operadores logísticos. Entreoutros, o guru da gestão Peter Drucker vê este tipo de serviço como em pleno crescimento (Robeson et al., 1994, p. 46).
O que são e que funções desempenham
As atividades logísticas requerem uma aplicação intensiva de capital. Para mover e armazenar materiais e distribuir produtos é necessário muito espaço de armazenamento, equipamentos, mão-de-obra e cada vez mais são necessários tambémcomputadores com hardware e software específico (Robeson et al., 1994, p. 508). Os operadores logísticos são companhias externas que são contratadas para realizar funções de gestão e distribuição dos materiais de determinada empresa. No típico contrato logístico, o fornecedor do serviço integra mais que uma funcionalidade dentro da cadeia de abastecimento. Uma diversa área de atividades é fornecida, como porexemplo (Robeson et al., 1994, p. 509):
* Consolidação da carga de diversos locais;
* Gestão do transporte de materiais entre diversos armazéns;
* Desconsolidação ou reconsolidação de produtos no armazém central para entrega em remessas nas lojas;
* Gestão das cargas de transporte para as lojas.

Canal logístico.

Os operadores logísticos também fornecem suportes físicos einfra-estruturas, tais como (Robeson et al., 1994, p. 510):
* Caminhões;
* Armazéns;
* Serviços de mão-de-obra e gestão;
* Serviços específicos (em alguns casos) incluindo:
* Gestão do inventário;
* Preparação da produção;
* Planejamento estratégico da distribuição;
* Aquisição de locais;
* Disposição do armazém.

Quando recorrer a operadoreslogísticos
No clima atual de recursos seriamente limitados, é necessário para sobreviver conseguir uma produtividade competitiva. Como tal, cada vez mais os gestores colocam questões fundamentais nas áreas da logística. Questões como:
* O que se está, precisamente, disposto a pagar por cada actividade logística?;
* É realmente preciso o controle direto das atividades logísticas da empresa?;* Pode-se suportar uma organização interna na empresa focada apenas na logística?;
* É possível a redução de custos com a contratação de atividades logísticas a um operador logístico?.
Embora de extrema relevância os custos representam apenas metade do importante. A outra metade é o serviço. O canal logístico forma um dos interfaces chave de um negócio, conectando a empresa com os seusfornecedores num dos lados e os seus clientes no outro. Uma quebra ao longo deste canal, seja ela devido a uma falta de comunicação relativamente a uma encomenda, a falta de material ou componentes, um atraso ou danificação nas entregas podem ter efeitos devastadores na relação entre o cliente e o fornecedor. Como as cadeias de abastecimento e de distribuição na logística têm vindo a ficar cada vezmais compléxas, as oportunidades para falhas em qualquer uma delas tem vindo a aumentar também. Os gestores, face a estas situações e à elevada competitividade com altos níveis de qualidade, têm que colocar outro conjunto de questões fundamentais:
* Consegue-se manter a qualidade sem o controle direto das atividades logísticas da empresa?;
* É prudente abandonar o desenvolvimento do...
tracking img