Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso 1 – Fazendo a Festa
Carnaval do Rio de Janeiro conta com uma mega estrutura logística feita por um bloco. Empresas públicas e privadas que prestam serviços no Sambódromo, que começam a esquentar os tamboris muito antes de fevereiro chegar, demonstrando o circo bem depois de apagadas as ultimas luzes.
Esse evento maravilhoso conta com uma logística muito bem planejada e varias sãoas empresas contribuintes:
* Mectubos Estrutura Tubulares: Contrata mais três empresas e movimenta uma equipe de 300 pessoas para montar 1500 toneladas de equipamentos em estrutura moveis.
* Defesa Civil do RJ começa a atuar bem antes da festa começar
* MJC Eventos e Serviços, responsável pelo credenciamento e controle de acesso ao desfile, começa a atuar em Dezembro nos ensaios,monta uma mega estrutura são 5 mil postos de trabalho , o que resulta em um esforço logístico grande e para sustentar essa estrutura mobiliza de oito a dez fornecedores.
* Equipes de corpo de bombeiros, a defesa civil, a Policias Federal, Civil Militar e a Guarda Municipal: O esquema não é de segurança, mas sim de orientação e controle, deixando claro que a segurança no local é atribuição dosórgãos públicos.
* Sanitas Comercio e Serviços, que projeta e administra os serviços de conservação e limpeza no Sambódromo por meio de parceria estabelecida com a empresa Heisdem.
* Lanchonete Bob´s: Para fornecimento de alimentação e a instalação de mini-almoxerifados em cada setor para abastecimento local como materiais de limpeza.
* Companhia de limpeza urbana (Comlur): atua com 2735garis e 398 supervisores no período do carnaval.
* SPR sistema de controle: trouxe alivio e conforto na venda de ingressos para o publico pagante.
* EBN: vendem ingressos para arquibancadas especiais e cadeiras de pista são vendidas por meio de call center montado pela empresa EBN.
* Carvalho Guindastes e transportes: atua em colocar e retirar sambistas que desfilam como destaques emcarros alegóricos.
* Restaurante passarela Grill: Estrutura de 20 garçons e 10 profissionais, que se dividem entre atendimento no bar e serviços de copa cozinha.
* Empresas Stands e decorações e SH designer: monta a estrutura em alvenaria e madeira substituindo a estrutura móvel anterior.
* Guarda Civil Municipal: mobiliza 200 homens por dia de carnaval prestando serviços específicos deatendimento ao turista e controle de ambulantes.
* Policia Civil: aumenta 50% o efetivo das duas delegacias e mantém na passarela uma equipe de policiais, que inclui agentes de Divisão de armas e Explosivos do esquadrão anti-bombas. Funciona também no local um posto de Juizado Especial Criminal.
* Policia Militar: não havia divulgado seu esquema
* A maquina do carnaval carioca credenciaem media, 16 mil pessoas, destes dois mil são jornalistas e os demais são os trabalhadores dos setores públicos e privado e convidados.

Conforme pode ser visto acima, por de trás de um grande evento sempre existe ou deve existir uma cadeia de suprimento e um canal de distribuição eficiente, para que no final possa obter logisticamente falando um resultado satisfatório.
Estudo de caso 2 – Éduro fazer Turismo

O diretor da empresa CVC achou que estivesse descoberto um grande negocio, o tucunaré, um peixe amazônico. Como os americanos são fãs do esporte, a CVC fretou dez aviões para levá-los até Manaus, mas só 10% dos pacotes forma vendidos.
Isso foi devido não conhecer os membros da primeira cadeia = consulado e então se deparando com este obstáculo o resultado do “grande negócio”foi frustrante.

Estudos de caso 1 & 2

Após a leitura do artigo 1 e dos estudos de caso 1 e 2, destaque as atividades que aconteceram na cadeia de suprimento do caso 1, identificando os membros primários e secundário. Enumere todos os componentes desse sistema logístico e elabore o fluxo dessa cadeia de suprimento, destacando o fluxo de matérias e de informação.
1) Mectubos...
tracking img