Logistica x centro de distribuição

Páginas: 11 (2717 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
1 – Introdução:

Como estudo de caso, utilizaremos um segmento que está em franca expansão na área logística, que são os centros de distribuições. Esses centros de distribuições, visam otimizar e reduzir os recursos aplicados nos processos de logística de suprimento e logística de distribuição.

2 – Apresentação da empresa:

O Grupo Dia é uma empresa distribuidora de alimentos com oconceito “mercadinho de bairro”, iniciando suas atividades na Espanha, com a inauguração de sua primeira loja em Madri na Espanha. Atualmente tem presença em sete países, com um total de 6.475 lojas, sendo que 4.726 lojas próprias e 1.749 lojas franqueadas. Desde o ano 2000 integrado ao Grupo Carrefour o segundo maior grupo de distribuição do mundo.

Para abastecer essa complexa rede de lojas, acompanhia conta com 46 centros de distribuição espalhados pelos países em que tem atuação.

3 – Levantamento dos processos:

Para levantamento dos processos e sugestão de melhorias nos processos logísticos, utilizaremos apenas o “Dia Brasil”.

3.1 – Logística Distribuição:
O Dia Brasil, conta atualmente com mais de 360 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo. E com três Centros deDistribuição para atender o abastecimento de todas as lojas do grupo.

Todas as lojas são abastecidas diariamente conforme necessidade de reposição dos produtos, eliminando assim estoques intermediários nas lojas.

As lojas enviam ao centro de distribuição os pedidos com os produtos que precisam de reposição, através do sistema “ERP”, que é integrado entre as lojas, os centros de distribuição ematriz.

O processo que é realizado no centro de distribuição, é o recebimento desses pedidos pelo “ERP” filtrando por ordem de prioridades, atendendo as variáveis das lojas, como (distância das lojas, restrição de trafego de caminhões para as lojas localizadas na região central, lojas com maiores volumes de vendas, lojas franqueadas, etc).

Após a realização do filtro desses pedidos, o usuárioresponsável lista esses pedidos e envia para o setor de separação, através do “ERP”, os pedidos são enviados para as paleteiras de separação, que possuem computadores de bordo, esses computadores recebem as informações para separação dos produtos, como (tipo de produtos, quantidade dos produtos, localização dos produtos, informações de qual loja e local em que os produtos devem ser separados).Finalizando o processo completo de separação é gerado um documento com todos os produtos separados, no qual é realizada uma conferência física, finalizando a conferência é iniciado o carregamento do caminhão e emisssão da nota fiscal para acompanhamento da carga.

A frota de caminhões que realizam as entregas dos produtos nas lojas é terceirizada, os caminhões são equipados com refrigeradorespara conservar os produtos perecíveis. No momento da chegada do caminhão na loja, um funcionário da loja realiza uma conferência da carga, verificando se o lacre da carga não foi violado, quantidade e estado físico das mercadorias. Após a realização da conferência o ajudante do motorista inicia o descarregamento das gaiolas com os produtos diretamente na loja. Finalizando o processo dedescarregamento o ajudante do motorista carrega as gaiolas vazias, para retorno ao centro de distribuição.

3.2 – Logística de Suprimentos:

O setor de compras é centralizado na matriz do Dia Brasil, sendo responsável pelo abastecimento dos três centros de distribuição. É utilizado o conceito “WMS – Warehouse Management System”, com isso, é definido com os fornecedores as datas e horários das entregas dosprodutos solicitados para recebimento.

As entradas e saídas dos produtos no estoque dos centros de distribuição, segue o conceito “PEPS – primeiro que entra – primeiro que sai”.

Como o Dia Brasil que distribui os produtos até as lojas, o setor de compras consegue descontos comerciais dos fornecedores, para custear as despesas da logística de distribuição, além de obter descontos pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUESTÕES LOGÍSTICA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
  • Centro de Distribuição na logistica
  • Logística: a importancia dos centros de distribuição na cadeia de suprimentos
  • Centro de distribuição
  • Centro de distribuição
  • Centros de Distribuição
  • Centro de Distribuição
  • – CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!