Logistica e scm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS – ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS E SERVIÇOS
Autor – MARTIN CHRISTOPHER – CAP. 1
1. “O tema fundamental deste livro é: a vantagem competitiva, cujas fontes vitais são a estratégica logística e o gerenciamento da cadeia de suprimentos – SCM. Portanto, a empresa deve encarar a logística como estratégia geral de marketing. Nas empresas queestão na liderança, já existe uma convergência entre o marketing e a logística, que está transformando em realidade o velho clichê:” Qual é esse clichê?
RESPOSTA: O velho clichê é: “O produto certo, no lugar certo, na hora certa”.
2. Explique a vantagem de Produtividade de que forma está relacionada com a V. competitiva?
RESPOSTA: Conforme descrito no texto, entre as diversas indústriashaverá sempre um concorrente que será o produtor a baixo custo e, com freqüência, este concorrente terá os maiores volumes de venda no setor. O sucesso comercial é conquistado através da vantagem de custou ou vantagem de valor, ou seja, o concorrente que tiver o maior lucro possivelmente é aquele que produz com menor custo ou que oferece um produto com maior diferença perceptível de valor. Portanto,a relação é de que aplicando custos mais baixos (vantagem produtiva) a indústria terá fator diferencial em relação aos concorrentes (vantagem competitiva).
3. Explique a relação entre a economia de escala e vantagem de produtividade?
RESPOSTA: A vantagem de produtividade consiste em produzir produtos com custo mais baixo. Isto é possível na economia de escala, pois os custos fixos podem serdiluídos com um volume maior de produção.
4. De que forma o gerenciamento logístico pode aumentar a eficiência e produtividade? Exemplifique?
RESPOSTA: O gerenciamento logístico tem potencial para auxiliar a organização a alcançar tanto a vantagem em custos/produtividade como a vantagem em valor. Com a logística, as empresas podem gerenciar estrategicamente a compra, movimentação earmazenagem de materiais, peças e produtos acabados através da organização e seus canais de marketing de modo que possam maximizar os lucros através do atendimento aos pedidos a baixo custo. Como exemplo podemos citar a empresa Nissan que se diferencia por ter um gerenciamento logístico superior aos seus concorrentes. A empresa gerencia todo fluxo de material, desde a fonte de componentes até o carroacabado. Consequentemente, seus estoques de materiais, mercadorias em transito de bens acabados são mantidos ao mínimo, os tempos computados são reduzidos, os custos de transportes são mais baixos e ainda assim sua capacidade de prestar serviços ao mercado não fica diminuída.

5. Explique o que caracteriza Vantagem em valor? Dê um exemplo?
RESPOSTA: No mercado atual existem segmentos de valordistintos. Em outras palavras, grupos de clientes atribuem importâncias distintas a benefícios diferentes. A vantagem de valor pode ser caracterizada quando se produz um produto com maior diferença perceptível de valor. Como exemplo podemos adotar o automóvel. Um mesmo modelo pode estar posicionado na faixa de carros de passeio e ao mesmo tempo outra versão posicionada na offroad. Entre as duasextremidades encontramos variedade de opções, cada uma procurando satisfazer as exigências de diferentes segmentos.
6. O que o autor quer dizer com: “Essencialmente, o desenvolvimento de uma estratégia baseada em valores adicionados normalmente exigirá uma abordagem mais segmentada do mercado.”?
RESPOSTA: De acordo com um antigo axioma do marketing, não se compra o produto pelo que ele é, maspela promessa do que ele será capaz de proporcionar. Porém, atualmente os produtos tem se tornado muito parecidos uns com os outros. Daí surge à importância de procurar proporcionar aos clientes um valor adicional ao produto para torná-lo diferente da concorrência. Uma das maneiras de proporcionar um valor adicional ao produto é realizar uma análise de mercado por segmentos e perfis de cliente,...
tracking img