Logistica virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo publicado
na edição 06

setembro/outubro de 2008

www.revistamundologistica.com.br

a
: : Artigos

Logística Virtual: a tecnologia da informação e o mundo virtual barateando e simplificando o fluxo de materiais

Novas estratégias de gestão que melhoram o desempenho e diminuem custos

Leandro Callegari Coelho (leandroah@hotmail.com): é formado em Engenharia de ProduçãoElétrica, possui especialização em Administração e cursa mestrado em Engenharia de Produção na área de Logística e Transportes, ambos pela UFSC. Atua na área de Estratégia Logística e Estatística Aplicada, especialmente modelos de previsão, controle estatístico e redução de estoques.

Este artigo aborda a logística virtual como ferramenta para melhoria da eficiência operacional e obtenção de vantagemcompetitiva no mundo empresarial, especialmente no setor produtivo. As técnicas da logística virtual, ou e-logistics como tem sido tratada, devem ser extrapoladas do mundo virtual, das empresas baseadas na internet, para suprir empresas físicas com novos conceitos sobre estoques, produção, disponibilidade e mercado consumidor. Estes conceitos são explicados com exemplos e ilustrações que facilitamo entendimento e a aplicação. Como resultado, ocorre o melhor uso dos recursos logísticos, maior flexibilidade e sem dúvida a aplicação de um novo e melhor modelo de gestão do negócio.

Neimar Follmann (follmann2@hotmail.com) é formado em Administração e possui especialização em Métodos de Melhoria da Produtividade pela UTFPR. Possui experiência na gestão de frota em empresas de transporte decargas e logística industrial, no ramo moveleiro. Cursa mestrado em Engenharia de Produção na UFSC. Trabalha na pesquisa e disseminação do conhecimento relacionado à Logística e à Teoria das Restrições.

Carlos Manuel Taboada Rodríguez (taboada@deps.ufsc.br) é engenheiro industrial pela Universidad de La Habana, Cuba, doutor Ökonomikae, pela Techsnische Universität Dresden, Alemanha, pósdoutoradoem Logística, pela Universidad Politécnica de Madrid, Espanha. É professor na área de Logística e Transportes do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC, lecionando nos cursos de mestrado e doutorado várias disciplinas de Logística. Acumula 36 anos de experiência no Ensino Superior.

Com participação de Ronaldo Lima de Cristo, mestrando em Engenharia de Produção na UFSC.

36www.revistamundologistica.com.br

Artigo • Logística Virtual: a tecnologia da informação e o mundo virtual barateando e simplificando o fluxo de materiais

era da tecnologia e do conhecimento reservou para todos um pouco de seu principal componente – o mundo virtual. Este ambiente é algo muitas vezes não percebido pelo consumidor e nem mesmo pelos administradores, que não identificam neleuma possibilidade de novos negócios e melhores meios de gestão. Há tempos a sociedade convive com as mais diversas formas de virtualização. Seja em ambientes educacionais, nos quais o professor está a quilômetros de distância, mas tão presente quanto a própria televisão, seja em transações bancárias via internet, caixas eletrônicos, telefones e celulares, deixando para trás as longas filas e horasde espera dentro das agências bancárias, ou ainda por meio da comodidade e praticidade de se enviar um e-mail, conversar num chat ou usar um Iphone. Esse fenômeno tem como base duas características importantes: a tecnologia da informação – TI – e o conceito de valor percebido pelo cliente. A TI refere-se às soluções que permitem atualmente uma ampla troca de dados em tempo real. E o valorreferese à percepção que o cliente tem sobre um produto, o que é muito influenciado pela logística, pois ela influencia tanto os benefícios como os custos de obtenção. Correlacionando-se TI, valor e uma concorrência cada vez mais acirrada, tem-se uma justificativa do porquê muito do que é visto atualmente está se transportando para a rede mundial de computadores. O mundo dos negócios está evoluindo e...
tracking img