Logistica Sinara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto



































ALINE GONÇALVES, LIDIANA XAVIER, PAULO AUGUSTO, SINARA SÁ













TÉCNICAS E FILOSOFIAS PARA A VANTAGEM COMPETITIVA











Trabalho apresentado à disciplina Logística e administração da cadeia de suprimentos do curso de graduação em Administração da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel emAdministração.

Orientador: Gilberto Clovis










Brasília
2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
2.PLANEJAMENTO INTEGRADO DE VENDAS E DE OPERAÇÕES – S&OP 4
3.SISTEMA JUST-IN-TIME 5
4.POKA-YOKE 7
5.ISO 9000 (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARTIZATION) 8
6.A TÉCNICA DOS 5S 9
7.TEORIA DAS RESTRIÇÕES – TOC 10
8.MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL – TPM 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 22

INTRODUÇÃO


Muitas são astécnicas e filosofias aplicadas ao ambiente organizacional. As técnicas e filosofias que trazem maiores vantagens competitivas para as empresas é por meio da redução de custos e melhoria da produtividade. As organizações utilizam os conceitos e os adaptam conforme suas necessidades. Essas técnicas são aplicadas em toda a organização. Umas cobrem partes específicas de planejamento e demanda; outras, orelacionamento com fornecedores, o controle de estoques; a qualidade dos produtos e relacionamento com clientes. Uma técnica aplicada com êxito em uma organização pode não obter o mesmo sucesso em outra. Depende da cultura organizacional, do foco, do comprometimento, da vontade e do alinhamento com as estratégias e das necessidades da organização. Técnicas como Kaban, Just-in-time, Kaizen e 5 S’ssurgiram no Japão e o ocidente vem aplicando com sucesso.


2. PLANEJAMENTO INTEGRADO DE VENDAS E DE OPERAÇÕES – S&OP



O Planejamento de Vendas e Operações é um processo integrado de gerenciamento do negócio, que pode gerar vantagem competitiva através de uma visão e entendimento do cenário futuro e do envolvimento de um time multifuncional para definir e executar um conjunto de planosoperacionais alinhados de modo a maximizar os resultados do negócio e melhor atender os clientes. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia que suporte a melhoria de um Processo de Planejamento de Vendas e Operações e testá-la através de sua aplicação prática numa Divisão de Negócios que atende o mercado de consumo a partir de uma manufatura de produção para estoque. Identifica os fatoresrelevantes para uma melhoria de sucesso, abordando os três elementos básicos do S&OP:

2.1. Pessoas - Uma vez que o processo é gerenciado e operacionalizado por pessoas, estas precisam estar conscientes, treinadas, além de entender o que se espera delas. Precisam, também, operar o processo em conformidade com os princípios aprovados, políticas e procedimentos;

2.2. Processo - Um processoprecisa estar formalizado, com etapas, entradas, saídas, definição de responsabilidades e de medidas de desempenho;

2.3. Ferramentas - Devem estar disponíveis para suportar as pessoas na execução de suas atividades. Podem incluir hardware, software, manuais e sistemas de comunicação.
O trabalho aborda, também, os potenciais benefícios de um processo eficaz de S&OP, bem como suas limitações,demonstrando a melhoria do trabalho em equipe, do serviço aos clientes e da gestão de ativos, obtidos pela melhoria do processo na Divisão de Negócio analisada.


3. SISTEMA JUST-IN-TIME


O sistema Just In Time é uma filosofia de administração da manufatura, surgida no Japão, nos meados da década de 60, tendo a sua idéia básica e seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, por isso tambémconhecido como o “Sistema Toyota de Produção”. O idealista desse sistema foi o vice presidente da empresa Taiichi Ohno.
Just-in-time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O Just-in-time é o principal pilar do Sistema...
tracking img