logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

“Logística reversa é um amplo termo relacionado às habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de redução, movimentação e disposição de resíduo de produtos e embalagens…” (CLM, 1993:323,Apud: Leite, 2003).
Logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição demateriais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura…” (Stock, 1998:20, Apud: Leite, 2003).
“Logística reversa cuida dos fluxos de materiais que se iniciam nos pontosde consumo dos produtos e terminam nos pontos de origem, com o objetivo de recapturar valor ou  de disposição final” (Novaes, 2004: 54).
Desta forma, a logística reversa tem como objetivo, segundoLeite (2003), tornar possível o retorno dos bens ou de seus materiais constituintes ao ciclo produtivo ou de negócios, agregando valor econômico, ecológico, legal e de localização. Ainda segundo Novaes(2004) a logística reversa tem dois objetivos distintos: (1) recapturar valor; e (2) oferecer disposição final.
Estas atividades visam 3 finalidades: reciclagem, reprocessamento ou descarte.Entende-se como reciclagem a transformação de componentes/materiais usados para serem reincorporados na fabricação de novos produtos. Este é o exemplo do aço: a sucata de produtos descartados é misturada aomínimo de ferro em indústrias siderúrgicas.

Figura 1: área de atuação e as diversas etapas da logística reversa
O campo de atuação da logística reversa é bem ilustrado por Leite (2003) através dafigura 2, onde são resumidas as principais etapas dos fluxos reversos nas duas áreas de atuação acima citadas.

Figura 2: Foco de atuação da logística reversa
Na figura 2, acima, observamos as duasgrandes áreas da logística reversa, pós-consumo e pós-venda, sua interdependência e suas diversas etapas, classificadas conforme motivações de seu retorno:
Bens de pós-venda:
Garantia/qualidade:...
tracking img