Logistica Reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 90 (22314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

No cenário de intensas transformações acarretadas pelos avanços tecnológicos, integrações comerciais e financeiras e a acirrada concorrência mundial, o gerenciamento da cadeia de abastecimento de produtos dentro de uma empresa para os seus pontos de vendas torna-se uma estratégia de gestão que considera como um dos aspectos primordiais para sua implementação, a integração entretodas as áreas funcionais da empresa. Dentro deste contexto a gestão de estoques nas empresas tem grande importância para o fluxo de produtos que garanta o bom atendimento ao cliente final sem que haja desperdícios e estoques excedentes ao longo da cadeia. O estoque se destaca como alvo para reduções de custos porque, além de ser uma parcela relevante destes, tem um grande impacto sobre o retornodo investimento das organizações.
Enquanto a escassez de recursos pressiona os estoques para baixo, a incerteza da demanda força as empresas a manterem um armazenamento de segurança, a fim de evitar problemas com as rupturas de estoque. Suas reduções devem ser feitas de forma criteriosa, mantendo o nível de serviço adequado à operação. Esta forma criteriosa de se empregar o mínimo possível decapital em estoque e manter o nível de serviço adequado aos clientes é o trade-off básico da gestão de estoques. A gestão de estoques contempla o cadastramento dos itens a serem controlados, o planejamento dos estoques, o controle e a retroalimentação do planejamento contando para todo este processo com a logística integrada que permite a distribuição física dos produtos conforme critérios dedistribuição.
Os produtos oferecidos estão muito similares ou facilmente copiáveis, o que requer um diferencial para as empresas manterem-se competitivas. Essa realidade provocou profundas mudanças nas empresas. As exigências requeridas aliadas às novas necessidades dos clientes, que hoje mais do que nunca são mais decididos, somadas à dinâmica provocada pela evolução científica e tecnológica, têmforçado as empresas a assumirem novas posturas de competição. Neste sentido, tanto a qualidade quanto a competitividade deixaram de ser apenas uma diferença entre as companhias para se tornarem fator de sobrevivência no mercado global. Neste cenário, colocar o produto certo, no local certo, na hora certa, pelo menor custo é a grande meta a ser alcançada.
Diante deste contexto, a gestão de estoquerepresenta uma ferramenta que pode afetar a satisfação do consumidor. Os estoques, de acordo com Costa et al. (2002) são materiais que uma empresa mantém, seja para vender ou para fornecer insumos ou suprimentos para o processo de produção e constituem uma parte substancial dos ativos totais.
Sua gestão eficiente traz para as organizações ganhos significativos nos custos relacionados atransportes e manutenção de estoque e todo processo logístico, bem como é uma ferramenta importantíssima no processo produtivo e de marketing, tendo impacto direto nas vendas. Portanto, é considerada indispensável para o planejamento de vendas de qualquer empresa.
A gestão de estoque permite a empresa um amplo e detalhado planejamento sobre a quantidade de itens e quais regiões deverão ser distribuídos,proporcionando que o produto certo, na quantidade certa, no local certo esteja sempre disponível aos clientes. Assim, evitando a perda de vendas, por conta da indisponibilidade de estoque.
Todo processo logístico tem como base fundamental uma boa gestão de estoque, que oferece suporte a todas as operações desde a aquisição da matéria prima até a chegada do produto no ponto de venda ou na mão docliente final.
Esta pesquisa foca a gestão de estoque voltada à linha de eletroeletrônico, tendo como base de estudo o abastecimento dos centros de distribuição e pontos de vendas da empresa Magazine Luiza. A pesquisa ressalta a importância significativa da atuação da gestão de estoque que tem como base a análise cuidadosa para distribuir produtos, analisando variáveis como tendências, poder...
tracking img