Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGISTICA REVERSA

Evandro Carlos Forghieri
Professor Tutor Externo Gabriella Depine
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais – EMD 0064 – Pratica do Modulo IV
28/06/2012

RESUMO

O aumento das exigências da sociedade para produtos e processos ecologicamente corretos, a reciclagem esta cada vez mais ganhando força e a logística reversa é um dosprincipais motores deste movimento importantíssimo. Com a contribuição legitimamente dita para a redução dos impactos ao meio ambiente há um relação de imagem positiva para a empresa que o faz. Já nos exemplos de reciclagem que já são práticas comuns: latas de alumínio, garrafas pet, papel, dentre outros itens de pós-consumo. Essa movimentação de produtos no sentido contrário da cadeia deprodução normal precisa ser adequadamente trabalhado, para evitar trabalho e custos extravagantes. Neste paper será abordado de um modo geral a prática da logística reversa e como isso reflete no nosso dia à dia.

Palavras-chaves: impacto ambiental, logística reversa, reciclagem.

1 INTRODUÇÃO

Todo produto tem um ciclo na cadeia comercial e não termina quando após serem usados pelosconsumidores, são descartados. Há muito tempo se fala em reciclagem e reaproveitamento de materiais utilizados. E e uma questão que já se tornou foco no meio empresarial, e muitos são os fatores que cada vez mais as destacam, trazendo muitas responsabilidades para as empresa sobre o fim da vida de seus produtos.
Em uma visão mais ampla e ecológica, as instituições já pensam comseriedade em um cliente preocupado com o descartes, sendo visto sempre como uma agressão à natureza. Sendo assim surge ai uma Logística Verde baseando-se nos conceitos da logística reversa do Pós-consumo.
Já em uma visão estratégica, a grande preocupação fica por conta do aumento da confiança do cliente, com políticas de Logística Reversa do Pós-venda ou Administração de Devoluções. E quecerta forma as empresas se responsabilizam pela troca  imediata do produto, logo após a sua venda.

2 LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa, é uma área da logística que trata, do fluxo físico de produtos, suas embalagens e demais materiais, desde seu ponto de consumo até ao local de origem. Os processos de logística inversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados edenominados como tal. Como exemplos de logística inversa, temos: o retorno das garrafas (vasilhame),a recolha / coleta de lixos e resíduos recicláveis. Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais;a sobre-lotação dos aterros; a escassez de matérias-primas; aspolíticas e a legislação ambiental.
A logística inversa aborda a questão da recuperação de produtos, parte de produtos, embalagens, materiais, de entre outros, desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística inversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável eas politícas ambientais são temas de relevo na atualidade.
Existe ainda outros setores da indústria em que o processo de gerenciamento da Logística Reversa é novo, como na indústria de eletrônicos, varejo e automobilística. Esses setores ainda têm que lidar com o fluxo de retorno de embalagens, de devolução de clientes ou do reaproveitamento de materiais para produção. Essa não énenhuma manifestação nova e exemplos como o do uso de sucatas na produção e reciclagem de vidro vem sendo praticada há muito tempo. Por outro lado, tem-se visto que a mira e a gama das atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens têm aumentado bastante nos últimos anos.
O volume com qual vem crescendo os negócios em escala mundial e a imensa quantidade de...
tracking img