Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Fundação Santo André
Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas



Nome e nº dos componentes



















LOGÍSTICA REVERSA





















Santo André

2011






Centro Universitário Fundação Santo André

Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas



Nome e nº dos componentes



















LOGÍSTICA REVERSA





















Santo André2011




SUMÁRIO


Introdução 4

Logística Reversa 5

Processos e fluxos logísticos reversos 5

Logística Reversa: Motivos e Causas 6

Administração da Recuperação de Produtos – PRM (Product Recovery Management) 7

O Processo de Logística Reversa e o Conceito de Ciclo de Vida 8

Importância da Logística Reversa 9

Questões Ambientais 11

Redução de Custo 11

Concorrência 12

Logística Reversa noBrasil 12

Conclusão 14

Referências Bibliográficas 15



Introdução



De acordo com a Associação Brasileira de Logística, podemos definir logística como: “O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo,com o objetivo de atender aos requisitos do cliente”.

Logística Reversa



A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos nas indústrias de bebidas, com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produtochegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final. Esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis.
Contudo, empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental, também conhecida como "logística verde", começaram areciclar materiais e embalagens descartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas e caixas de papelão, entre outras, que passaram a se destacar como matéria-prima e deixaram de ser tratadas como lixo. Dessa forma, podemos observar a logística reversa no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam a diferentes centros produtivos em forma de matéria prima.
A logísticareversa, também é conhecida por inversa ou reversível, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. (Dias, 2005, p. 205). Os processos de logística reversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados e denominados como tal. Como exemplos de logística reversa, temos: o retorno das garrafas(vasilhame), a recolha / coleta de lixos e resíduos recicláveis. Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais; a sobre-lotação dos aterros; a escassez de matérias-primas; as políticas e a legislação ambiental.
A logística reversa aborda a questão darecuperação de produtos, parte de produtos, embalagens, materiais, de entre outros, desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística reversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as politícas ambientais são temas de relevo na atualidade.
Atualmente a logística nãoaborda somente os fluxos físicos e informacionais tradicionais, desde o ponto de origem até o local de consumo. É muito mais abrangente, envolvendo todos os fluxos físicos, informacionais, toda a gestão de materiais e toda a informação inerente, nos dois sentidos, directo e inverso (Carvalho, 2002, p. 31). A logística reversa tem um papel preponderante, neste novo conceito de logística, muito...
tracking img