Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LOGÍSTICA REVERSA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE:
A logística verde protegendo o meio ambiente.

A LOGÍSTICA REVERSA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE:
A logística verde protegendo o meio ambiente.

Trabalho para segunda avaliação de Logística Empresarial do semestre 2011.2 do curso de Gestão Empresarial da Universidade Veiga de Almeida. Turma 32B

Professor: JoãoFrederico Gonzalez
Trabalho para segunda avaliação de Logística Empresarial do semestre 2011.2 do curso de Gestão Empresarial da Universidade Veiga de Almeida. Turma 32B

Professor: João Frederico Gonzalez

RIO DE JANEIRO
2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 7
2. SUSTENTABILIDADE 8
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 9
4. TÉCNICA DE GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO 9
5. LOGÍSTICA REVERSA 106. GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 10
7. LOGÍSTICA REVERSA E A SUSTENTABILIDADE 11
8. CONCLUSÃO 11
9. BIBLIOGRAFIA 13
















1. INTRODUÇÃO

No mundo empresarial, temos mudanças contínuas. Tanto comportamentais como administrativas. Com a grande concorrência no mundo corporativo, as empresas hoje buscam melhoria e qualificação de suaspráticas e serviços. Existem várias maneiras de fazer melhorias nos serviços, porém, com a necessidade de conservação do meio ambiente, a maioria das empresas foca no desenvolvimento sustentável. De modo que a empresa se torne bem vista por seus clientes.
Sustentabilidade é um sistema que busca o desenvolvimento econômico aliado a preservação do ecossistema. O desenvolvimento sustentável se tratade um modelo econômico, político, social, cultural, e ambiental equilibrado. Atendendo as demandas da nossa geração sem comprometer a futura geração.
Com isso a logística reversa vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da logística reversa para o meio ambiente e no que ela pode contribuir para a sustentabilidade.
Veremos comoutilizar a ferramenta técnica de Gerenciamento Estratégico para definir os objetivos para pratica da logística reversa com total perfeição, utilizando os recursos que a empresa tem a oferecer.
Vamos analisar os prós e os contras deste método e se, para tal prática, é necessária sua integração com a cadeia de abastecimento.



2. SUSTENTABILIDADE

Antigamente, uma empresa eraconsiderada economicamente sustentável se estivesse sempre em crescimento e gerando lucro, a sustentabilidade era considerada em sua maioria econômica, mas também indiretamente ligada à sociedade. A empresa tinha um bom desenvolvimento social com geração de empregos ou na prestação de serviços sociais para a comunidade.
Mas como definir de forma clara o que é sustentabilidade nos dias de hoje?Sustentabilidade significa se sustentar de todas as formas.
Para ficar claro vamos usar o conceito do “Triple botton line” ou tripé da sustentabilidade. Neste tripé temos três aspectos interligados que dão sustentação para o desenvolvimento, são eles: aspecto ambiental, aspecto social e aspecto econômico. Conforme podemos ver na figura a baixo:

ECONÔMICO
ECONÔMICO

SUSTENTABILIDADESUSTENTABILIDADE

SOCIAL
SOCIAL
AMBIENTAL
AMBIENTAL

Fig. 1
Fig. 1

Esses aspectos consideram o todo, levando em conta as partes e suas inter-relações. Ou seja, a empresa gera lucro não agredindo o meio ambiente e a sociedade. Portanto, se a empresa perde uma “perna” deste tripé ela afunda, por mais forte que sejam as outras duas, pois precisa das três para se sustentar.
Com planejamento eorganização utilizamos os recursos disponíveis no meio ambiente de forma não prejudicial, gerando lucros e contribuindo para a sociedade. Isto é sustentabilidade.

3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O desenvolvimento sustentável nas empresas tem como principal objetivo unir ecologia e economia com o intuito de atender as necessidades atuais, porém, não afetando os recursos das próximas gerações....
tracking img