Logistica no e-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP- Universidade Paulista
Gestão em Logística

E-COMMERCE



MANAUS
2012
Edvaldo Alves Viana A8226B-2






LOGÍSTICA NO E-COMMERCE
















MANAUS
2012


RESUMO

Alogística foi colocada como uma das questões-chave para o sucesso do Comércio Eletrônico (e-commerce) cuja expansão se deu a partir da comercialização da Internet e do surgimento da Web, no início dos anos 90. A logística passou a ser vista como o processo de planejar; implementar e controlar, ao custo correto, o fluxo de armazenagem de matérias-primas, de estoques ,durante a produção, e deprodutos acabados, bem como as informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências do cliente.
Desta forma, as empresas sentiram necessidade de investir em sistemas e processos mais eficientes para melhor responder a essas novas demandas do varejo virtual. O comércio eletrônico, que pode ser definido como acomercialização de produtos, serviços e informações, utilizando o meio eletrônico, tem obtido resultados positivos devido à facilidade de navegação no site, no atendimento do pedido e à rapidez na entrega. No entanto, seu maior problema é a restrição de locais de entrega, invalidando a idéia de um comércio sem fronteiras, uma vez que os custos logísticos são muito elevados para manter esse tipo de serviço emlocais de difícil acesso. Seria, então, a logística a principal dificuldade do comércio eletrônico atual.











SUMARIO

INTRODUÇÃO 5
1. E-LOGÍSTICA 6
2. PASSOS FUNDAMENTAIS PARA E-LOGÍSTICA 6
3. FLUXO LOGÍSTICO DO E-COMMERCE 8
4. DESAFIOS DA LOGÍSTICA DO E-COMMERCE 9
5. LOGÍSTICA REVERSA 11
6. ALTERNATIVAS DE GERENCIAMENTO DA E- LOGÍSTICA 12CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14





















INTRODUÇÃO

A explosão da Internet nos anos 90 provocou profundas transformações nas relações comerciais. Na Web podem ser efetuados todos os negócios que anteriormente eram feitos em internet local ou por meios tradicionais. O Comércio Eletrônico, por sua vez, causou um grande impacto no quediz respeito a aquisições, compras, parcerias comerciais, atendimento a clientes e prestação de serviços, afetando diretamente todos os tipos de organização.
Dessa maneira nas próximas paginas iremos detalhar a importância da logística pra esse comercio eletrônico, será definido o termo e-logística para esse fim e mostraremos seu fluxo e seus desafios para sobrevivência no e-commerce.1. E-LOGÍSTICA

Do ponto de vista conceitual, segundo Novaes 2004 et al “logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente e com baixo custo o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como as informações relativas a essas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitosdos clientes”.Transportando-se esse conceito para o ambiente de comércio eletrônico, obteremos o termo e-Logística no caso a logística voltada para o comercio eletrônico, pois imagine uma situação em que, depois de adquirir o produto desejado pela internet através de um site de e-commerce, o mesmo demore a ser entregue pelo vendedor ou, pior do que isso, ele simplesmente não seja entregue.Situações como essa, muito comuns no início das operações de e-commerce, geravam insatisfação aos clientes, comprometendo a credibilidade de alguns sites e culminando até com o encerramento das operações.

2. PASSOS FUNDAMENTAIS PARA E-LOGÍSTICA

Para que situações mencionadas acima não venham acontecer, faz-se necessário um planejamento adequado da operação logística, considerando-se...
tracking img