Logistica no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: LOGÍSTICA DA DISTRIBUIÇÃO
PROFESSOR: FÁBIO EBERHARDT TEIXEIRA















A LOGISTICA NO BRASIL











Acadêmico: Jeison dos ReisCaxias do Sul 02 de Dezembro de 2008
INTRODUÇÃO




Observa-se hoje em dia no Brasil que o mercado de transporte está sofrendo um processo de mudança, de reestruturação em virtude da globalização e das oportunidades de mercado. Como conseqüência deste processo de globalização e de oportunidades de mercado, é natural que as empresas internacionais iniciem suasatividades no país, trazendo nova tecnologia de ferramental e de gerenciamento, agregando mais valor aos serviços oferecidos aos clientes, contribuindo assim, para tornar o setor mais aquecido e mais dinâmico.
Na atualidade, o ramo de transportes vem e se destacando no meio empresarial por ser uma atividade muito rentável, pois se embasa no trabalho de levar mercadorias de um lugar para outro.Esta atividade faz com que as indústrias se tornem mais próximas umas das outras, assim como seus colaboradores e clientes, agregando preço do serviço, pontualidade da entrega, condições das mercadorias entregues, entre outros. Normalmente, estes elementos são os levados em consideração pelos clientes no momento da definição de qual empresa se tornará parceira para o desenvolvimento dos serviços detransporte.
Com o mercado altamente competitivo, onde as inovações e as mudanças ocorrem de forma muito rápida, a existência de consumidores exigentes, com diferentes necessidades a serem atendidas, faz com que as empresas busquem novas formas de gestão de seus negócios em direção a fidelização dos seus clientes. É natural que essas empresas trabalhem pela satisfação de seus clientes, epriorizem um retorno satisfatório para os acionistas da sua empresa, garantindo assim, a sua permanência no negócio, sendo assim, a empresa estará aumentando suas chances de se manter no mercado condizente ao seu ramo de trabalho, e também se mantém com melhores condições de trabalhar com a concorrência.


1. A LOGÍSTICA NO BRASIL


Na década de 60, o mercado estava de certo modo sob ocontrole das empresas, pois os mercados não eram tão dinâmicos e globalizados quanto os de hoje em dia, as mudanças ocorriam de forma lenta e os produtos tinham um ciclo de vida longo. Para que a maioria das empresas chegasse ao cenário atual, a logística teve uma participação muito importante nessas mudanças. No mercado nacional essas mudanças só começaram a acontecer de forma mais rápida na década de90, quando teve início o processo de redução das alíquotas de importação, logo após esse período houve uma grande dificuldade para a maioria das empresas nacionais, pois estas não estavam preparadas para uma abertura de mercado. A Logística no Brasil vem constituindo-se em profundas transformações em direção a maior sofisticação. Hoje, com os mercados cada vez mais dinâmicos e globalizados, osclientes ficaram cada vez mais informados e exigentes, Para satisfazê-los, são necessários produtos com ciclos de vida bem mais curtos e com semelhança tecnológica muito grande. Surgiu, então, o conceito de logística integrada que significou considerar como elementos de um sistema todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos, desde o período de aquisição dosmateriais até o ponto de consumo final; assim como fluxos de informações que geram os produtos em movimento.
Das muitas mudanças ocorridas no ambiente empresarial, talvez a maior seja o enfoque na “velocidade”, alavancada pelo lado bom dos computadores e as telecomunicações. Tudo isso traz conseqüências nas práticas de trabalho das empresas, que devem desenvolver estruturas organizacionais...
tracking img