Logistica integrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGISTICA INTEGRADA

2.1 Conceito de logística

O conceito de logística envolve uma série de definições e procedimentos que, se não observados cuidadosamente podem ser facilmente confundidos ou mesmo mal-interpretados.
Para se compreender melhor tal conceito, se faz necessário então, conhecer um pouco da historia dessa ciência que teve início nos campos de batalha e hoje está presente emtodos os ramos da indústria, comércio e em outras instâncias onde se faz necessário o controle preciso do transporte de bens, mercadorias e serviços, assim como o monitoramento de seus trajetos.
Com as guerras, vem a necessidade de transportar armas, suprimentos, feridos e novos combatentes e, conseqüentemente, de monitorar esses equipamentos para que cheguem em perfeito estado nas mãos de quem ossolicitou.
Com a especialização da produção surge a necessidade de se desenvolver novas tecnologias, principalmente no quesito transporte, para que toda a nova produtividade seja escoada em outras partes do mundo, que, com a invenção dos navios e locomotivas a vapor no início da Revolução Industrial, deixa de concentrar sua importância comercial na Europa e estende seu leque para outras partesdo planeta. A partir de então e com o fortalecimento da Revolução Industrial, há o surgimento de centros comerciais em função das novas indústrias. O desenvolvimento e a urbanização das novas cidades e o aperfeiçoamento dos meios e vias de transporte, que passam a utilizar as novas formas de energia – elétrica e combustível derivado de petróleo e carvão vegetal – levam à necessidade cada vez maiorde fazer a distribuição no menor prazo possível e com o menor custo, fazendo com que o produto chegue ao cliente com o menor dano aceitável (DUARTE, 2000).
Embora durante todas as épocas observadas anteriormente a logística, como ciência, não era utilizada pelos seus criadores como é feito hodiernamente, mas havia um grande cuidado com os produtos a serem transportados, juntamente com omonitoramento de sua viagem e chegada às mãos do consumidor.
O Novo dicionário da Língua portuguesa (Buarque de Holanda Ferreira, 1975, p. 849) apresenta o seguinte verbete para a logística:
Parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: a) projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ouadministrativos); b) recrutamento, incorporação, instrução e adestramento, designação, transporte, bem estar, evacuação, hospitalização e desligamento de pessoal; c) aquisição ou construção, manutenção e operação de instalações e acessórios destinados a ajudar o desempenho de qualquer função militar; d) contrato ou prestação de serviço.

Conforme Ballou (1992), a logística saiu dos campos de batalhae ganhou o status de ciência e estratégia. Como ciência é estudada para que se lhe encontre a melhor maneira de efetuá-la, e como estratégia, a logística foi transferida para as empresas, que a utilizam como um modo empregado para a otimização de seus serviços.
Sendo assim, pode-se compreender logística como uma série de procedimentos que visam o transporte, monitoramento e entrega de produtose serviços buscando sempre manter um prazo específico para a execução e finalização do serviço, a certificação de que o produto chegue às mãos do consumidor final com sua qualidade intacta e que se tenha o menor custo possível para a realização do processo.
Dentre outras definições de logística tem-se:
É o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo e armazenagem eficientes ede baixo custo de matérias primas, estoque, em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo d atender aos requisitos do cliente. Council of Logistics Managemet – CLM (191), apud Novaes, 2001, p. 57.
Bowersox; Closs (2001) descrevem a logística como algo impressionante, ou seja, suas atividades permanecem constantes e estão...
tracking img