Logistica hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA EM SAÚDE, NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE – CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


MARIA PAULA ADOLFO FERREIRA



ESTOQUE E LOGISTICA HOSPITALAR





















Porto Alegre
2011
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA EM SAÚDE, NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE – CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONALMARIA PAULA ADOLFO FERREIRA


ESTOQUE E LOGISTICA HOSPITALAR






















Trabalho de pesquisa sobre Materiais hospitalares, apresentado à turma GSN2 do curso de Gerência em saúde, da Escola Estadual Técnica em Saúde no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, apresentado pela aluna Maria Paula Adolfo Ferreira.Professora: Maria Aparecida
















Porto Alegre
2011
RESUMO


Ao processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenamento de materiais médico – hospitalares, medicamentos e outros materiais necessários ao perfeito funcionamento da unidade hospitalar chamamos de logística hospitalar. É muito importante dar atenção a esteprocesso, pois dele depende o bom funcionamento da instituição. Dentro da logística hospitalar é necessário observar como deve ser feita a compra dos produtos assim como sua distribuição de forma a manter um estoque médio sem que ocorra falta de material ou desperdício do mesmo. Da mesma forma é importante observar a armazenagem dos produtos, qual a melhor maneira de estocá-los e comomante-los sem que sofram alterações ou se deteriorem nos locais em que ficarão guardados até seu consumo.
Palavras chave: Logística, Hospitalar, Materiais, Estoque.

























SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4
1 ESTOQUE HOSPITALAR 5
2 LOGISTICA HOSPITALAR 5
3 COMPRAS 6
3.1 Compras públicas 6
4 ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO 7
4.1 Espaço e leiaute 8
4.2 Recebimento 94.3 Estocagem e armazenamento 9
4.4 Distribuição 10
5 CONTROLE DE ESTOQUE 11
5.2 Estoque mínimo 12
5.3 Estoque máximo e médio 12
5.4 Reposição de estoque 13
OPINIÃO PESSOAL 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16







INTRODUÇÃO

Neste trabalho será descrito como funciona a logística hospitalar, como os materiais são armazenados, de que maneira são efetuadas ascompras para manter o estoque e de que forma é feita a solicitação e a distribuição deste material nas unidades.




























1 ESTOQUE HOSPITALAR





Materiais hospitalares são produtos que podem ser armazenados ou que serão consumidos imediatamente após a sua chegada. Baseados neste conceito estão excluídos os materiaisconsiderados permanentes como equipamentos médico-hospitalares, mobiliário, veículos e semelhantes, e incluídos, portanto, os demais produtos, como medicamentos, alimentos, material de escritório, de limpeza, de conservação e reparos, de uso cirúrgico, de radiologia, de laboratório, reagentes químicos, vidraria, etc.
Em um hospital, os gastos com material representam aproximadamente de 15% a25% das despesas correntes. Os itens de materiais, medicamentos, reagentes, alimentos e outros que não podem ser prontamente utilizados são formadores de estoques nas unidades de saúde. Deste modo para atender a demanda necessária, as unidades de saúde trabalham com setores que gerenciam este processo, como o setor de almoxarifado.
O setor de estoque de materiais ou almoxarifado, namaioria dos órgãos, se constitui de um setor organizado para a execução de quatro atividades básicas: recebimento, armazenagem e distribuição e controle de estoque.
A administração de materiais objetiva a otimização do atendimento aos serviços com mínimos custos de aquisição, de armazenamento e distribuição, com qualidade, conformidade e continuidade.



2 LOGISTICA HOSPITALAR...
tracking img