Logistica - fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha Resumo de Informativo de Obra Científica

Realizador do Fichamento:
Suellen Gomes Lins Marques de Carvalho

Artigo em Fichamento:
GRZESZCZESZYN, Geverso; VIEIRA, Francisco Giovanni David: Imagem organizacional: uma análise comparativa da imagem desejada por supermercados e da imagem percebida por consumidores. SEGeT – 2009.

Especificações do Objetivo:
Demonstrar através de umestudo quantitativo, que analisou a imagem organizacional de três supermercados da cidade de Garapuava-PR, que um fator que se destaca nos processos de decisão de compra pelos clientes é a imagem que se tem sobre a empresa. A capacidade que uma organização tem em obter a aprovação dos clientes em relação à imagem de seus produtos, sua marca e, de maneira geral, de todas as suas ações no mercadotorna-se uma vantagem competitiva importante, podendo se refletir no comportamento de compra do consumidor. Os resultados mostram que os supermercados pesquisados possuem uma auto-imagem mais positiva que aquela percebida pelos consumidores, o que demonstra a necessidade de planejamento da gestão da imagem organizacional por parte de tais empresas.

Resumo:

A competitividade agressiva imposta pelanova realidade dos mercados, alicerçada na globalização, faz com que as empresas pareçam estar em guerra, onde a falha de uma pode significar o triunfo de outra. Nesse contexto, um fator que se destaca no processo de decisão de compra pelos clientes, é a imagem que se tem sobre a empresa, o que da uma vantagem competitiva importante.
Dada a relevância do estudo da imagem organizacional, estapesquisa tem o objetivo de investigar a imagem organizacional no setor de supermercados em Guarapuava-PR. Mais especificamente, este trabalho irá pesquisar que imagem os gerentes de supermercados pensam ter e tentam comunicar aos seus clientes, bem como a imagem real que os consumidores têm sobre tais supermercados.
Importante destacar o conceito de identidade coorporativa, uma vez que a imagemé, ou deveria ser, a expressão da identidade.
“Conceito: Essencia própria e diferencial da organização, expressa por sua presença, manifestações e atuação. Sua identidade, e o que a diferencia das demais, concretizada em ações físicas, as quais incorporam os elementos visuais e icônicos como sinal de identidade e ações culturais, caracterizadas por crenças e valores (TAJADA, 2001).”
Tajada(2001) ao esclarecer a origem da imagem , ensina que as fontes de criação da imagem da empresa podem ser agrupadas em duas categorias: Fontes internas (emanadas da própria empresa, fontes próprias – acoes de propaganda, patrocínio cultural, promoções de venda, etc.) Fontes externas (no âmbito exterior a organização – Especialmente formadores de opinião como lideres sociais, políticos ou sindicalistas,concorrentes, aqueles que exercem influencia e podem contribuir para a formação de uma imagem correta ou incorreta, adequada ou não da empresa)
Imagem organizacional: Gerenciamento de Impressoes
“o processo geral pelo qual as pessoas se comportam de modos específicos para criar uma imagem social desejada tem sido chamado de gerenciamento de impressões”.
Ou seja, a partir do momento emque as pessoas estão executando um determinado papel, elas tenderão a se comportar da maneira esperada para àquele papel.
Imagem Organizacional: A marca
Segundo Chernatony (2005)
“Marcas são conglomerados de valores funcionais e emocionais que prometem experiências exclusivas aos stakeholders. Os valores funcionais são menos sustentáveis que os emocionais”.
Tecnicamente, os produtos ouserviços estão se tornando cada vez mais similares devido à disseminação de métodos, tecnologias de produção e princípios de qualidade. Dessa forma, o aspecto emocional das marcas é o elemento que proporciona a diferenciação da marca. A empresa precisa conhecer qual a natureza da sua marca, para melhor gerenciá-la, levando-se em consideração que a percepção da imagem da marca pelos gerentes e...
tracking img