Logistica exrecicios

540 palavras 3 páginas
QUESTÕES PARA REVISÃO E DISCUSSÃO
1. Você é um consultor de empresas especialista em operações de produção e foi contratado por uma empresa para melhorar os processos produtivos. Em seu diagnóstico, verificou que a previsão de demanda é muito deficiente. Você convoca uma reunião com todos os diretores da empresa e o diretor comercial insiste em seu ceticismo quanto à previsão, chegando a argumentar que não possui bola de cristal. Que argumentos você usaria para defender seu ponto de vista a favor na necessidade de uma previsão mais adequada para a empresa?
2. Cite e comente os cinco principais cuidados necessários com previsões.
3. Se você fosse o presidente de uma empresa comercial, a quem você atribuiria a responsabilidade da previsão de demanda? Justifique o por que de sua escolha.
4. Quais as principais distinções entre um modelo qualitativo e um modelo quantitativo de previsão de demanda?
5. Quais os pontos fracos de cada um dos métodos de previsão qualitativos abaixo:
 predição de demanda
 opiniões de executivos
 opiniões da equipe de vendas
6. Você é o superintendente de uma grande loja e está participando de uma reunião para determinar a previsão de vendas de determinados artigos. Seu diretor comercial é um profissional respeitado e defende com veemência que haverá aumento de 50% nas vendas de determinado produto. Os gerentes de vendas, presentes à reunião, apresentam aquele olhar de quem não concorda, mas “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Considerando os aspectos abordados neste capítulo, o que você faz?
7. Uma série temporal de demandas pode ser decomposta em nível, tendência, sazonalidade e aleatoriedade. Explique sucintamente o significado de cada um destes termos.
8. Qual o significado da parte aleatória de uma série temporal de demanda?
9. Para que tipo de produto e comportamento de demanda você recomendaria o modelo da média móvel simples?
PROBLEMAS PROPOSTOS
1. Um boxe de venda de produtos alimentícios do mercado municipal

Relacionados

  • Demanda e oferta
    298 palavras | 2 páginas