Logistica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA E COMÉRCIO EXTERIOR

Curso superior de tecnologia em
logística e comércio exterior
1° e 2° Módulo

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. HISTÓRICO DA EMPRESA
3. LOGÍSTICA EMPRESARIAL DA FILIAL DROGASIL/SANTOS
4. CONTABILIDADE
5. OPERAÇÕES FINANCEIRAS
6. MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR
7. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
8. CONSIDERAÇÕESFINAIS
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

Devido à cidade de Santos apresentar uma grande parcela da população na terceira idade, o consumo de remédios na região ganha significativa importância na economia local. Este trabalho propõe um melhor entendimento no que envolve tal cadeia logística, em relação à cadeia de suprimento, canais de distribuição, planejamento de estoque,distribuição de produtos e custos logísticos.
O trabalho tem com objetivo compreender os fundamentos da logística aplicados a empresa Drogasil/ Filial Santos. Através dos dados contábeis, dados financeiros e a compreensão dos processos de negociação que ocorrem dentro da empresa, temos por objetivo conseguir entender os seus canais de distribuição e identificar os fatores que compõem os custoslogísticos, por compreender a importância dos operadores logísticos na eficiência do fluxo físico de mercadorias.
Os capítulos a seguir, com base nos dados fornecidos, procuraram expor se a empresa Drogasil/Filial Santos tem aplicado ou não em sua gestão os recursos logísticos disponíveis.

2. HISTÓRICO DA EMPRESA

A história da Drogasil tem início com a sua fundação em 28 de março de 1935(1), quando dois proprietários de pequenos grupos de farmácias, Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil, resolveram fazer uma fusão de suas empresas, a fim de agregar suas experiências e recursos para obter maior produtividade e rentabilidade. A nova sociedade passou a operar sob a denominação de Drogasil Ltda.
Dois anos depois, em 1937, a Companhia passou a atuar como rede, por meio da incorporaçãode outras cinco tradicionais drogarias da época: Drogaria Sul América, Amarante, Ypiranga, Orion e Morse, totalizando, juntas, 31 filiais distribuídas no interior e na capital do Estado de São Paulo.
Em 1972, sempre acompanhando as tendências da época, a Drogasil se transformou em uma sociedade anônima, surgindo assim a Drogasil S.A Comercio e Indústria. Em 20 de julho de 1977, obteve o seuregistro junto à CVM.
Em 1979, a Drogasil é pioneira ao lançar o conceito da sistema de auto-serviço em drogarias. Em 1980, introduz em suas lojas o conceito Drugstore no Brasil.
Em 1994, três dos atuais acionistas da Companhia passaram a ser seus controladores, detendo, em conjunto, 60% do seu capital social. Nesta ocasião inicia-se o processo de modernização, incluindo a profissionalização da suaadministração.
Nos anos seguintes, a Drogasil também passou a focar intensamente na modernização visual, na implantação de sistemas de informação em todo o processo de compras, estoque e vendas. Teve lugar, então, a nova Drogasil, renovada, moderna e sempre buscando cada vez mais oferecer aos seus clientes o melhor em atendimento e serviços.
A marca “Drogasil” também foi redesenhada dentro depadrões contemporâneos, mas, resguardando em sua estrutura, a força e credibilidade de mais de meio século. A Companhia passou a adotar novo layout para as lojas, novo mobiliário e novas cores, destacando e valorizando a apresentação e exposição dos itens disponibilizados aos clientes bem como novos serviços.
Em 1999, a Companhia expandiu suas atividades no Estado de Minas Gerais, como a abertura denovas lojas.
Já em 2000, acelera-se a implementação de tecnologia da informação com a implementação de uma rede de dados corporativos que melhora a eficiência nos controle de estoque, atividades de caixa e vendas entre lojas, centro de distribuição e matriz. Num processo de turnaround, programam uma série de medidas para aumentar a eficiência no controle de estoques, atividades de caixa em loja...
tracking img