logistica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP





Curso Superior Tecnologia em Logística


ANA JULIA FERREIRA - 9978023595
MARCELO DOMINGUES ANDRADE - 7536622286
RAFAEL QUESSADA ANTONIO - 6942011517



ATPS LOGISTICA EMPRESARIAL

LIMEIRA
ABRIL /2014


UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP




ATPS LOGISTICA EMPRESARIAL


Atividade Prática Supervisionada de Logística Empresarialapresentado a banca Examinadora da Faculdade de Limeira da Anhanguera Educacional, como requisito parcial a obtenção de Tecnólogo em Logística sob a orientação do Professor Tutor Presencial Samuel Fernando Muller.




LIMEIRA
ABRIL /2014


Sumário





Introdução

O objetivo desta atividade é que o grupo compreenda os conceitos centrais de cadeia desuprimentos e a importância da logística como fator de diferenciação e vantagem competitiva para as organizações e que toda organização deve realizar a análise da cadeia de suprimentos, buscando conhecer todos os processos envolvidos na produção de um bem ou serviço, bem como as potencialidades e fragilidades desses processos, para traçar suas estratégias e criar mecanismos de ataques as deficiênciaspercebidas.
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoques durante a produção e produtos acabados. Além das informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente. (Carvalho, 2002, p.31)
A Logística é a área dagestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento de pedidos e gerenciamento de informações.
Pela definição do Council of Logistics Management, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento queplaneja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (Carvalho, 2002, p.31)
Uma das principais ferramentas da logística é o WMS,Warehouse Management System, do inglês, em português - literalmente: sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção) é uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns.

ORIGEM DO NOMEO termo logística, de acordo com o Dicionário Aurélio, vem do francês Logistique e tem como uma de suas definições "a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos ou administrativos“. Logística também pode ser definido como,satisfazer o cliente ao menor custo total (Ferreira, 1986, p.1045). Pode-se dizer então que os termos Logística e Cadeia de Suprimentos tem o mesmo significado, já que ambas tem a finalidade de satisfazer o cliente com o menor custo possível.
Outros historiadores defendem que a palavra logística vem do antigo grego logos, que significa razão, cálculo, pensar e analisar.
O Oxford Englishdicionário define logística como: “O ramo da ciência militar responsável por obter, dar manutenção e transportar material, pessoas e equipamentos. Em outro dicionário: “O tempo relativo ao posicionamento de recursos”. Como tal, logística geralmente se estende ao ramo de engenharia gerando sistemas humanos ao invés de máquinas.



HISTORIA

Desde os tempos bíblicos os líderes...
tracking img