Logistica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DO OPERADOR LOGÍSTICO
(fevereiro de 1999)
INDICE
1. 1. INTRODUÇÃO
2. 2. SERVIÇOS LOGÍSITICOS
3. 3. O CONCEITO DO OPERADOR LOGÍSITICO
4. 3.1 DEFINIÇÃO
5. 3.2 CARACTERIZAÇÃO DE OPERADOR LOGÍSTICO
6. 4. DEFINIÇÕES IMPORTANTES
7. 5. MEDIDA DO DESEMPENHO LOGÍSTICO
8. 6. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS
9. 6.1 AS ATIVODADES BASICAS DO OPERADORLOGÍSTICO
10. 6.2 AS DEMAIS ATIVIDADES LOGÍSITICAS
11. 6.2.1 Atividades especificas da administração de materiais
12. 6.2.2 Atividades da administração de materiais junto à manufatura
13. 6.2.3 Atividades da distribuição física junto à manufatura
14. 6.2.4 Atividades próprias da distribuição física
15. 6.2.5 Atividades da distribuição física junto ao cliente do fornecedor16. 6.2.6 Atividades da distribuição física junto ao consumidor
17. 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

1. 1. INTRODUÇÃO

Em função da importância que vem sendo assumida pela logística empresarial como instrumento de competitividade, da crescente tendência à terceirização das atividades logísticas e do uso generalizado e indiscriminado que vem sendo feito da figura do Operador Logístico, nomercado de serviços logísticos, a ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística desenvolveu o conceito de Operador Logístico aqui apresentado.
No desenvolvimento deste trabalho a ABML contou com a colaboração de:
ASLOG – Associação Brasileira de Logística
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
DAS EMPRESAS: DANZAS LOGÍSTICA, DI-CI LOGÍSTICA E LOGISPLAN
Esse conceito é de grandeimportância para uma ordenação adequada do mercado e para que tanto os prestadores de serviços logísticos, quanto os clientes desses serviços possam compreender de forma definitiva:
1. • Quais os pré-requisitos para que uma empresas prestadora de serviços possa ser considerada um Operador Logístico.
2. • Que, muito embora nem todas as empresas possam ser consideradas operadores logísticos, hálugar para todas aquelas que oferecem serviços de qualidade no mercado, prestando serviços logísticos específicos diretamente a clientes ou aos próprios operadores logísticos. Esses últimos certamente utilizar-se-ão da terceirização de parte de suas atividades, em vista da abrangência dos serviços logísticos que podem ser prestados ao longo da cadeia de abastecimento (supply chain).

1. 2.SERVIÇOS LOGÍSTICOS

De acordo com a Figura 1, a gama de atividades logísticas ao longo de uma cadeia de abastecimento (supply chain) é bastante abrangente, sendo que qualquer dessas atividades pode, na atualidade, ser terceirizada para empresas prestadoras de serviços logísticos.
1. 3. O CONCEITO DE OPERADOR LOGÍSTICO
2. 3.1 Definição

Operador Logístico é a empresa prestadora deserviços, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos.

1. 3.2 Caracterização do Operador Logístico

Para que uma empresa prestadora de serviços logísticos possa ser classificada como Operador Logístico, a mesma deve, no mínimo, prestarsimultaneamente serviços nas três atividades básicas seguintes:
1. • Controle de estoque
2. • Armazenagem
3. • Gestão de transportes

Atendido esse mínimo, as demais atividades mostradas na figura 1, constituem-se nos possíveis diferenciais entre diversos operadores logísticos.
1. 4. DEFINIÇÕES IMPORTANTES

Para facilitar e tornar homogêneo o entendimento dos conceitos eatividades enunciados nesse texto, é importante o conhecimento e a compreensão das definições básicas a seguir apresentadas.
Logística Empresarial
(CLM – Council of Logistics Management)
Logística empresarial é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e informações...
tracking img