Logistica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Administração de materiais

• Planejamento de necessidades
Segundo Bowersox
As técnicas de planejamento de necessidades mais conhecidas são o planejamento de necessidade de produção (materiais/manufaturing requirement planning – MRP) e o planejamento de necessidade de distribuição (distribution requirements/resource planning – DRP).
As aplicações de MRP são normalmente utilizadas namovimentação de materiais de suprimento. As aplicações de DRP são usadas no planejamento da colocação do estoque de produtos acabados no canal de distribuição. Aplicações mais avançadas de DRP procuram vincular o processo de planejamento do destino de produtos acabados no canal de necessidades da rede de depositos, ao programa-mestre da produção às necessidades de estoque nos pontos de venda. Quando atécnica de DRP é aplicada no planejamento de ressuprimento para todos os elos do canal, sua aplicação é muito semelhante a uma técnica orinentada pela demanda. No entando o ambiente operacional da distribuição é diferente. A relação entre a produção e os clientes não tem a estabilidade de uma programação da produção. Os varejistas e atacadistas fazem pedidos de mercadorias com base nas compras dosclientes.

Ainda segundo Bowersox e Closs.
O planejamento e o controle da logística exigem a melhor estimativa possível das quantidades de SKU (Stock keep unit) demandadas por local. Não obstante o fato de a tarefa de prever não ser totalmente uma ciência exata, uma quantidade crescente de empresas adota processos integrados de previsão, que incluem a coleta de dados de múltiplas fontes,técnicas matemáticas e estatísticas sofisticadas, pessoal treinado e motivado.


Figura 1 Processo de previsão eficaz

• Recebimento
Segundo Bowersox e Closs
Mercadorias e materiais chegam normalmente ao depósito em quantidades maiores do que as expedidas. A primeira atividade de movimentação de mateiais é a descarga de veiculos, na maioria dos depósitos, a descarga é manual, entretanto, têmsido desenvolvidos, métodos mecanizados e parcialmente automatizados, capazes de adaptar-se as diferentes caracteristicas dos procutos. Geralmente a descarga de veiculos é feita por uma ou duas pessoas, os produtos são empilhados manualmente em paletes ou em slip sheet para formar uma unidade a ser movemenetada. Em alguns casos esteiras transportadoras são usadas para descarregar os veiculos maisrapidamente.
Dessa forma, pode ser descarregada dos veículos maiores quantidades de mecadorias para a entrada dos depósitios, como ja foi mencionado. Cargas em contêineres ou unitizadas reduzem substêncialmente o tempo de descarga.
Segundo Ballou (Gerenciamento da cadeira de suprimentos, pág 123)
O recebimento dos pedidos abrange as várias taréfas realizadas antes do atendimento deles. Sãoelas:
Verificar a exatidão das informações contidas, como descrição, quantidade e preços dos itens; conferir a dispobilidade dos itens encomendados; preparar documentação de pedidos em carteira ou de cancelamento, quando necessária; verificar a situação de crédito do cliente; transcrever as informações do pedido à medida das necessidades e fazer o faturamento.
Essas são tarefas indispensáveisporque a informação a respeito dos itens pedidos nem sempre está na fora desejada para o processamento posterior, pode não estar representada precisamente, ou, ainda, é possível que surjam taregas adicionais de preparação antes que o pedido esteja em condições de ser liberado. A entrada de pedidos pode ser feita manualmente, mas já existem também sistema inteiramente automaticados.
Os avançostecnológicos representaram enormes benefícios para a entrada dos pedidos, Códigos de barras, leitores ópticos e computadores, aumentaram notavelmente a produtividade desta função. Os códigos de barras e a leitura óptica (escaneamento) são especiamente importantes para uma entrada de informações precisa, rápida e de baixo custo.

• Relação Cliente x Fornecedor
Segundo Ballou
Nem todo cliente...
tracking img