Logistica de manufatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - O que fazer numa entrevista de seleção?
1.1 - Como funciona o processo de seleção?
 

Quando anunciam vagas, as empresas costumam dividir a seleção dos candidatos em duas fases: a análise de currículo e a entrevista de seleção.

Na análise de currículo são eliminados os candidatos que não se encaixaram no perfil da vaga oferecida, ou simplesmente aqueles que não apresentaram umcurrículo bem feito o bastante para impressionar o examinador.

Os poucos que passam pelo funil são chamados para a entrevista pessoal, na qual deverão convencer o entrevistador de que são a melhor opção para a vaga oferecida.
1.2 - O que é uma entrevista de seleção?
 
entrevista de seleção é um encontro entre um representante da empresa (entrevistador) e o candidato, onde ambos têm o mesmo objetivo:preencher a vaga oferecida pela empresa. É o momento mais importante do processo seletivo, no qual o candidato tem a chance de demonstrar seus talentos ao vivo e conquistar definitivamente a vaga.

O objetivo da empresa ao marcar uma entrevista é confirmar, através do entrevistador, a veracidade dos dados que constavam no currículo e obter informações adicionais a respeito das característicaspessoais, experiência profissional e a formação acadêmica do candidato, para avaliar se ele realmente tem boas condições de desempenhar bem as funções exigidas para a vaga.
1.4 - Entrevista estruturada
 

A entrevista estruturada é aquela que é planejada com antecedência. O entrevistador já possui um roteiro preparado com algumas perguntas padrão. É utilizada em grandes empresas, com pessoasespecializadas no recrutamento.

Esse tipo de entrevista costuma ser o mais rápido, já que o entrevistador já sabe, desde o início, onde quer chegar e já tem o caminho para isso. O objetivo é extrair o máximo de informações no menor tempo possível.
Em geral, a entrevista estruturada começa com o cumprimento e um rápido bate-papo para descontrair o candidato.

Em seguida, o entrevistador fazperguntas rápidas sobre a experiência de trabalho, a formação escolar, atividades, interesses, pontos fortes e fracos.

Sempre mantendo o contato visual, o entrevistador encoraja o candidato a falar durante a maior parte do tempo, inclusive mantendo o silêncio por alguns instantes antes de fazer uma nova pergunta, como forma de tentar fazer com que o candidato, pressionado pelo silêncio e pelocontato visual, fale mais um pouco.
Depois dessas perguntas iniciais, se o entrevistador sentir que o candidato possui as qualificações necessárias, ele pode descrever o cargo e fazer algumas perguntas mais específicas.

Se o entrevistador acreditar que o candidato não está preparado, ou que não tem o perfil necessário, provavelmente irá encerrar a entrevista.

1.5 - Entrevista não-estruturada 

Na entrevista não-estruturada, não há um planejamento anterior a respeito do roteiro ou das perguntas a serem feitas. Assim, acaba se tornando um bate-papo informal entre entrevistador e candidato.

Como não há perguntas específicas, o entrevistador tentará sondar se o candidato atende às suas expectativas fazendo as perguntas que lhe vierem à cabeça.
Esse tipo de entrevista acabaacontecendo em empresas menores, onde não há uma equipe especializada para contratar pessoal.

Muitas vezes, a entrevista é feita com o próprio futuro chefe imediato do candidato, que não tem uma preparação específica e conduz a entrevista de acordo com suas próprias convicções.

Nesse tipo de entrevista, é preciso que o candidato tome cuidado para não deixar de comentar algumas de suas qualidadesimportantes.

1.6 - Entrevista sob pressão
 

Ao se falar em entrevista, a maioria das pessoas já imagina uma forte pressão, onde o entrevistador se coloca em um nível superior ao do candidato e cria uma atmosfera ameaçadora, discutindo, contradizendo e fazendo novas perguntas antes mesmo de ouvir a resposta da anterior.

Ele procura testar os conhecimentos e nervos do candidato a todo...
tracking img