Logistica aplicada a controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controladoria e a Cadeia de Valor: identificação e mensuração das atividades que agregam valor.



Resumo


Este trabalho tem como objetivo uma abordagem da necessidade de identificação e mensuração das atividades que agregam valor e que não agregam valor em toda a cadeia logística nos relatórios contábeis, uma vez que uma das funções da controladoria é a coordenação e otimização dessasatividades como forma estratégica e vantagem competitiva. Dessa forma surge um questionamento, como a controladoria poderia identificar e mensurar os trade-offs, em toda a cadeia de valor por intermédio da logística integrada?. É necessário compreender o comportamento da cadeia logística (suprimento, manufatura e distribuição) em suas atividades por meio de seus elos com o propósito de gerenciarseus custos, logo o ABC (Activity Based Management) método de custeio por atividades o mais apropriado para a identificação e mensuração das atividades na cadeia de valor, sendo que o cerne da otimização da redução dos custos está nos trade-offs. Dessa forma, a logística integrada a controladoria quando utilizada para um melhor nível de serviço por meio dos trade-offs será uma variável estratégicanas relações de negócios das empresas. A metodologia utilizada foi por meio de revisão da literatura.




Palavras-chave: Cadeia de valor, controladoria, vantagem competitiva, trade-offs


1 – Introdução


As organizações, para sobreviverem no mercado competitivo, estão avaliando suas atividades de forma estratégica, não somente nas atividades do limite da fábrica, mas em todas suasatividades operacionais, desde a contratação de insumos e serviços com os fornecedores até à sua distribuição do produto ao consumidor final.


De acordo com Bertaglia (2003, pág. 15):


As empresas de serviço têm se especializado em mercado internacional, efetuando estudos financeiros, análises de mercado, análises de concorrência, projetos de rede de distribuição, em buscade oportunidades para adquirir outras empresas. Essas atividades têm extremo destaque na área logística com relação à integração das funções na cadeia de abastecimento, seja otimizando transportes, vendas e canais de distribuição


Assim o gerenciamento da cadeia de suprimentos[i] que até pouco tempo estaria mais ligado ao fluxo de materiais (inventários, produtos em elaboração, produtosacabados), passa para uma visão de gestão econômica, aliando a um sistema integrado de informação.


Nos últimos anos, a arquitetura de muitas cadeias de suprimento tem sofrido mudanças importantes. Algumas organizações estão repensando suas fronteiras, mudando suas competências e/ou modificando a forma de relacionamento com seus fornecedores e distribuidores, de forma a agregar para o consumidorfinal um melhor nível de serviço. De acordo com Bertaglia (2003, p. 9):


As grandes organizações procuram reduzir o tempo e o custo ao longo da cadeia de abastecimento a fim de obter uma resposta mais efetiva às necessidades do consumidor. Assim, novas medidas, diferentes das tradicionais, devem ser empregadas para atender às expectativas dos clientes.


Para um melhor nívelde serviço, o papel da controladoria passa a dar atenção nos comportamentos dos custos, tanto nos custos reais quanto nos ocultos dentro de todas atividades do processo operacional. Conforme Boas (2000, p.61), o papel da controladoria dentro de uma organização será objetivado decidindo, controlando e informando os atos e fatos, principais ou secundários, da gestão empresarial, dentro de uma cadeiade valor.


Em alguns casos da organização, o planejamento bem elaborado e executado atende às expectativas e às exigências do cliente, sem acréscimo substancial de custo, por meio da eficiência e do rendimento do nível de serviço. No entanto, em uma determinada atividade, o atendimento do nível do serviço acarreta custos, desafiando gestores da controladoria e da logística a descobrir a...
tracking img