Logistica 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Logística do “Council of Logistics Management”
“Logística é o processo de planejar, implementar, e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.”

Definição de Logística do “Council of LogisticsManagement”
A logística empresarial é dividida, segundo o CLM, em duas grandes áreas: • Administração de materiais, que corresponde ao conjunto das operações associadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte das matérias primas até a entrada da fábrica. • Distribuição Física, que corresponde ao conjunto das operações dos bens e das informações associadas, desde o local de sua produção atéo local designado no destino, garantindo que os bens cheguem ao destino em boas condições comerciais.

Definição de Logística

Logística Integrada
A Logística Integrada consiste no estabelecimento de dois fluxos principais: o fluxo de informações e o fluxo de materiais.

bens

informações

Logística
Em sua origem, o conceito de logística estava ligado as operações militares.Determinada certa estratégia, uma equipe providenciava o deslocamento de tropas e suprimentos na hora certa, no local certo.

Logística
Depois de aplicado na indústria, visando o transporte de seus produtos e de matériasprimas, inicialmente essas operações eram consideradas de apoio, e que não agregavam valor ao produto. No entanto, um elemento básico no processo produtivo é a distância entre asdiversas etapas até atingir o consumidor. O produto, ao sair da fábrica, tem um valor agregado ainda incompleto para o consumidor final.

Logística
Para o consumidor usufruir do produto, é necessário que este esteja no local desejado, na hora desejada, com a qualidade assegurada. Então, são funções logísticas agregar valor de lugar e valor de tempo ao produto, assegurando sua qualidade. Logística
Na indústria moderna, com a redução de estoques e a busca de plena satisfação do cliente, o fator tempo passou a ser um dos elementos críticos do processo logístico (just in time). Atualmente, muitas empresas de ponta estão introduzindo um elemento adicional a suas atividades logísticas: o valor de informação.

Logística
Portanto, a logística moderna agrega valor de lugar, de tempo e deinformação, e mantém a qualidade do produto. Além disso, procura eliminar do processo tudo que não tenha valor para o cliente.

Evolução da Logística
Primeira Fase: Atuação Segmentada Segunda Fase: Integração Rígida Terceira Fase: Integração Flexível Quarta Fase: Integração Estratégica (Supply Chain Management)

Primeira Fase: Atuação Segmentada Antes da primeira fase, o estoque era oelemento-chave no balanceamento da cadeia de suprimento. A partir da primeira fase, as empresas procuravam formar lotes econômicos para transportar seus produtos, dando menor importância aos estoques.

Primeira Fase: Atuação Segmentada O enfoque era centrado nas possíveis economias obtidas com o uso de modos de transporte de menor custo. Se tratando dos métodos de controle de estoque, adotava-se ocritério EOQ (Economic Order Quantity), renovando os estoques de formar a minimizar custos de inventário, transporte e elaboração do pedido.

Segunda Fase: Integração Rígida No início da década de 70, com a crise do petróleo e com o crescimento dos problemas de tráfego, cresceram os custos de transporte e de distribuição de produtos. Com isso, as empresas passaram a otimizar e planejar otransporte e o armazenamento de seus produtos.

Segunda Fase: Integração Rígida Mas esse planejamento era falho num aspecto importante: uma vez o projeto elaborado, permanecia imutável, ou seja, extremamente rígido. Busca inicial de racionalização integrada da cadeia de suprimento (sem real time).

Terceira Fase: Integração Flexível
Iniciada no fim da década de 80, e ainda sendo implementada em...
tracking img