LOgistiaca Reversa

314 palavras 2 páginas
Introdução
Devido a evolução da logística e sua grande vantagem competitiva, houve uma grande preocupação sobre a utilização dos recursos naturais, surgindo assim a logística Reversa.
A logística reversa veio para um maior gerenciamento entre a empresa, fornecedores e o seus clientes, minimizando estoque e custo, sem perder a qualidade no atendimento ao cliente, agregando valor para própria empresa e terceiros, e se preocupando principalmente com os recursos naturais do planeta, isso é respeito aos clientes e ao meio ambiente.

Conceito:
Logística Reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matéria –primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto do consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado. Entende –se também por LR todo processo de retorno dos bens de pós-vendas e de pós –consumo ao clico de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos canais de distribuição reverso, agregando-lhes valor de diversas naturezas como ecológico, econômico Entre outros, As diversas definições e citações de Logística Reversa até então revelam que o conceito ainda está em evolução face as novas possibilidades de negócios, relacionados ao crescente interesse empresarial e o interesse de pesquisas nesta área na última década.

Nos dias de hoje a logística estão inseridas em um mundo mais globalizado, tendo como ferramenta competitiva dentro das empresas, através do planejamento, armazenamento, implementação e controle dos produtos, desde do ponto de origem ao ponto de consumo, gerando assim um aperfeiçoamento continuo.
A logística é dividida em duas atividades primarias (Transporte, Manutenção de estoques, Processamentos de pedidos) e Segundarias (armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, obtenção, programação de produtos e sistema de informação)

Relacionados