Logica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BACHARELADO B 1º PERÍODO

EDUCAÇÃO FÍSICA



RECIFE – 2011

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BACHARELADO B 1º PERÍODO

EDUCAÇÃO FÍSICA







Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de filosofia do curso de educação física, turno diurno da Universidade de Pernambuco ministrado pelos professores Agostinho Rosas e MariaJaidene Pires.

RECIFE – 2011
O nascimento da lógica:

É lógico! “é lógico que eu vou”, “é lógico que ela disse isso”. Quando usamos a expressão “é lógico que” indica para nós e para a pessoa que estamos falando que é algo evidente. Ao dizer “é lógico que eu vou” suponho que quem me ouve sabe, sem que isso seja dito que estou afirmando: “você me conhece, sobe do que eu gosto, portanto não háduvida que eu vou”. Ao dizer “é lógico que ela disse isso” a situação é semelhante, seria a conclusão, como se fosse dito: “sabendo quem ela é, o que ela gosta, concluo que ela disse isso, era esperado que ela dissesse isso”. Nesses casos tiramos a conclusão óbvia onde dizer “é lógico que” seria o mesmo que dizer “é claro que” ou “não há duvida que”.
“Não pode ser assim. Isso não tem lógica”, “issonão é lógico”. Essas duas expressões indicam uma situação oposta as anteriores, onde uma conclusão foi tirada mas no nosso julgamento ela esta indevida, errada, deveria ser outra. Ou essa expressão indica que o conhecimento que temos sobre esse fato não é suficiente para que possamos compreendê-lo por isso não parece “não ter lógica”.
Percebemos que as palavras lógica e lógico são usadas por nóspara significar: inferência, coerência, conclusão a partir de conhecimentos suficientes que são algumas noções implicitamente pressupostas quando afirmamos que algo é lógico ou ilógico.
Ao usarmos a palavra estamos participando de uma tradição de pensamentos que se origina da filosofia grega, quando a palavra logos significando: linguagem-discurso e pensamento-conhecimento conduziu os filósofos aindagar se o logos obedece ou não as regras, possuía ou não normas, princípios e critérios para seu funcionamento. A disciplina que se ocupa com essas questões chama-se lógica.

O aparecimento da lógica: Heráclito e Parmênides

Quando estudamos o nascimento da filosofia vemos que os primeiros filósofos se preocupavam com a origem, a transformação e o desaparecimento dos seres preocupavam-se como devir. Duas grandes tendências adotaram posições opostas a esse respeito na época do surgimento da filosofia: a do filósofo Heráclito de Éfeso e a do filósofo Parmênides de Eléia.
O mundo segundo Heráclito é um fluxo perpetuo, onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. Somente o devir ou a mudança é real, nossa experiência sensorial percebe o mundo como sefosse estável e permanente, mas nosso pensamento sabe que nada permanece tudo se transforma no contrario. O logos é a mudança a contradição.
Parmênides porém afirmava que o devir, o fluxo dos contrários é uma aparência, mera opinião que formamos por que confundimos a realidade com nossas sensações, percepções e lembranças, sendo assim irreal o não-ser. O que existe de real e verdadeiro é o quenão muda nunca, o que não se torna oposto a s mesmo, mas permanece sempre idêntico a si mesmo, sem contrariedades internas, é o ser. Pensar e dizer só é possível se o que pensamos e dizemos guardarem uma identidade que é permanente. O logos é o ser como pensamento e linguagem verdadeiros e, portanto imutável.
A história da filosofia grega será a história do esforço para encontrar uma solução para oproblema posto por Heráclito e Parmênides. Será preciso uma solução que prove que a mudança e os contrários existem e podem ser pensados, mas ao mesmo tempo que prove que a identidade e permanência dos seres também existem são verdadeiras e podem ser pensadas.

O aparecimento da lógica: Platão e Aristóteles

No momento de seu apogeu, isto é, de Platão e de Aristóteles, a filosofia vai...
tracking img