Logica fuzzy conceitos e aplicações

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
LÓGICA FUZZY CONCEITOS E APLICAÇÕES
Carlos Augusto
Paulo Sérgio
Victor
Everson

Abstract: This work aims to present the concepts about fuzzy logic. It describes the beginning of a history of introduction, the concepts of fuzzy logic and their fuzzy controllers. Shows examples of mathematical applications and examples of applications in our environment.
RESUMO: Neste trabalhoobjetiva-se apresentar os conceitos a respeito de lógica fuzzy. Descreve-se iniciamenlte um histórico de como surgiu, os conceitos de lógica fuzzy e de seus controladores fuzzy. Mostra exemplos de aplicações matemáticas e exemplos de aplicações no nosso meio.
1. Introdução
Lidar com fatores ambíguos, incerteza e informações vagas para a solução de problemas é uma característica do nosso pensamentohumano. Para problemas de difícil solução, em que em que se necessita o auxílio matemático/computacional, trabalhar com tais fatores é difícil. A modelagem computacional convencional não trabalha com ambigüidades, pois utiliza o conceito de verdadeiro ou falso ou 0 e 1. Neste trabalho será abordada, de maneira resumida, a Lógica Fuzzy (e seus elementos básicos) desenvolvida por Zadeh, seuconceito e suas aplicações práticas.

2. Histórico

Na década de 60, um professor de engenharia elétrica e ciências da computação, chamado Lotfi Zadeh (1965) desenvolveu uma variação da tradicional teoria dos conjuntos e lógica booleana para tornar a análise e controle de sistemas complexos de controle mais tratáveis. Zadeh observou que muitas regras que as pessoas usavam para fazerinferências não eram conscientes, ou seja, não podiam ser explicadas pelas pessoas que as usavam. Por exemplo, podemos olhar para uma pessoa e dizer “ele parece ter por volta de 35 anos”, mas não se está preparado para explicar como sabemos disso. A idéia de Zadeh levou-o a desenvolver o que é conhecido como lógica fuzzy [Russ, 1996].
Apesar de ter sido criticada inicialmente, lógica fuzzyacabou sendo bem aceita por engenheiros e cientistas da computação, tornando-se comuns as suas aplicações.
Desde a publicação dos conceitos de lógica fuzzy em 65, houveram muitas outras aplicações, como em 1980, no controle Fuzzy de operação de um forno de cimento. Vieram em seguida, várias outras aplicações, destacando-se, por exemplo, os controladores Fuzzy de plantas nucleares,refinarias, processos biológicos e químicos, trocador de calor, máquina diesel, tratamento de água e sistema de operação automática de trens

3. Conceito

A Lógica Fuzzy (Lógica Nebulosa) viola estas suposições. Um sim ou um não como resposta a estas questões é, na maioria das vezes, incompleta baseada na teoria dos Conjuntos Fuzzy.
Tradicionalmente, uma proposição lógica tem dois extremos: ou é‘completamente verdadeiro’ ou ´e ’completamente falso’.
Entretanto, na lógica Fuzzy, uma premissa varia em grau de verdade de 0 a 1, o que leva a ser parcialmente verdadeira ou parcialmente falsa.
As afirmações fuzzy são classificadas com níveis de verdade intermediarias entre absolutamente verdadeiro e completamente falso (que são as extremas tambem possiveis), ela tem por essência gerarvalores de saidas sem nscessidade de entradas exatas, precisas.
A Lógica Fuzzy consiste em aproximar a decisão computacional da decisão humana, tornando as máquinas mais capacitadas a seu trabalho.
É comum classificar uma pessoa de meia idade ou não, apesar de não se saber
exatamente quando começa e termina esse período. Vamos assumir um exemplo de que o período de meia idade vai de 35a 55 anos. Pela lógica tradicional, um homem de 34 anos só poderia pertencer ao grupo de meia idade depois do dia de seu aniversário de 35 anos. Da mesma forma, um
homem de 56 anos não pertenceria mais a esse grupo. Mas não é desejado tamanha precisão em relação a este conceito, dado que o limite de meia idade não pode ser definido precisamente. Na verdade, se tem uma idéia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lógica fuzzy
  • Logica Fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Logica fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Lógica fuzzy
  • Logica fuzzy

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!