Logica do juizo

A contribuição de John Dewey para a educação: uma reflexão sob ponto de vista da educação em Moçambique

Resumo

John Dewey, considerado o maior pedagogo norte-americano do século XX,faleceu em 1952 aos noventa e dois anos, deixando um legado imenso de contribuições educacionais. Tomando como pressuposto a teoria Escola Nova, que visava o ensino centrado no aluno, o autor contrapôs aosistema tradicional de educação, propondo a educação democrática. Para Dewey concretizar o ideal democrático da sociedade, recorreu à Educação como um fenómeno de extrema importância, capaz deproporcionar um espaço democrático para as diferentes classes sociais e através de uma metodologia fundamentada no interesse e na experiência do indivíduo, garantir a perpetuação dos valores liberaisbásicos, como a liberdade, a solidariedade e a igualdade de oportunidades.
Em Moçambique, a Educação Democrática é aquela onde a igualdade de oportunidades é um elemento fundamental, isto é, todos osindivíduos presentes no processo de ensino e aprendizagem devem ter a mesma oportunidade de ensino e que não deverá haver diferenças de classes, cada aluno deve-se enriquecer com as experiências dosoutros, entrando numa relação de inter-ajuda.

Palavras-chave: Educação, Educação Democrática, Escola Nova

Introdução

No século XIX e XX a burguesia regia o sistema educacionalnorte-americano, cujo os métodos utilizados se limitavam em técnicas de memorização e na transferência do conhecimento.
Inserindo-se neste contexto, John Dewey revolucionou o sistema educacional da época. Propondonovas técnicas pedagógicas que conduziram significativas modificações no modelo educacional vigente no país. Essas técnicas foram fundamentadas no pensamento liberal surgindo assim uma nova filosofia,conhecida como a Escola Nova ou Escola Progressista, representando no cenário educacional do país uma opção, ou mesmo como uma oposição ao ensino tradicional em vigor até então. Assim, esta nova...
tracking img