Logic.ly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.0 - INTRODUÇÃO
Os primeiros computadores fabricados como o ENIAC que surgiu por volta da década de 40 trabalhavam com o sistema decimal, que se trata de um sistema de numeração de posição que utiliza a base dez, porém grandes eram as dificuldades para conseguir detectar as 10 diferentes grandezas representadas no sistema decimal, tornando assim a elaboração do projeto e construção doscomputadores complexos, resultando em custos muitos elevados. Como solução para esse problema foi introduzida a álgebra Booleana criada por George Boole em 1854.
Apartir daí começaram a desenvolver os computadores com sistemas binários, que trabalhavam com a Álgebra Booleana, que tinha como base duas grandezas: falso e verdadeiro, ou então, 0 e 1, onde 0 significa que não a passagem de corrente e 1significa que a passagem de corrente, representando assim os níveis de tensão.
Com base nas operações lógicas estudadas na Álgebra de Boole, surgiram os circuitos lógicos. Pode-se afirmar que todas as complexas operações que um computador realiza como somar, complementar, comparar ou mover bits são operações aritméticas e lógicas usadas para controlar a forma como o processador trata os dados e geraos resultados, são realizadas através de circuitos lógicos. Sendo assim um computador digital não é mais do que um conjunto de circuitos lógicos.
Neste trabalho teremos a oportunidade de entender melhor sobre esse assunto, pois será apresentado as portas lógicas e suas respectivas funções, assim como um exemplo criado no simulador de circuitos lógicos, Logic.ly e uma breve apresentação destesimulador.

7.0 - CONTEÚDO DESENVOLVIDO
7.1 Circuitos Lógicos:
Para que seja possível compreender uma simulação feita no Logic.Ly, que se trata de um simulador de circuitos lógicos, é necessário primeiramente entender o que são circuitos lógicos e suas respectivas portas.
Segundo Machado: “Circuitos lógicos são estruturas que podem ser exibidas por meio de diagramas constituídos decomponentes denominados portas lógicas”, ou seja, todo circuito lógico, por mais complexo que seja, executa uma função booleana e é formado pela combinação de portas lógicas básicas.
7.2 Portas Lógicas:
Para Monteiro: “As portas Lógicas são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir um e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito”. E para complementarBergamaschi nos diz: “São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, por causa das situações que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar: presença de sinal, ou "1"; e ausência de sinal, ou "0"”.
Apesar da aplicação de portas lógicas estarem diminuindo pelo uso de circuitos com escalas de integração maiores, mas ainda assim é importante começar o estudo de circuitos lógicos entendo asportas mais simples, iniciando pelas três funções lógicas básicas (AND, OR, e NOT).
Porta Lógica AND (E):
Uma função AND assume o valor 1 se, e somente se, todas as variáveis lógicas assumirem o valor 1, ou seja ela é verdadeira se, e somente se, todas as entradas forem verdadeiras. (LOURENÇO)
A referida porta lógica é representada pela Figura 1:

Figura1 – Porta Lógica AND (E)

PortaLógica OR (OU):
Uma função OR assume o valor 1 se pelo menos uma das variáveis de entrada assumir o valor 1. (LOURENÇO)
Seu símbolo pode ser observado na figura 2:

Figura 2 – Porta Lógica OR (OU)
Porta Lógica NOT (NÃO):
É uma operação de inversão. Ela converte o estado ou valor de uma função ou variável lógica em seu complemento. Portanto, realizar a operação NOT em uma função ou variável devalor 1, resulta num valor 0 e vice-versa. (LOURENÇO)
A Figura 3 mostra o símbolo da função NOT (NÃO).

Figura 3 – Porta Lógica NOT (NÃO)

Além das três portas apresentadas existem outras quatros portas lógicas que são derivadas destas, são elas NAND, NOR, XOR e XNOR.
Porta Lógica NAND (NE):
A porta NAND (NE) é o circuito lógico que executa o inverso da função lógica AND (E), ou seja,...
tracking img