LOG STICA REVERSA DE PNEUS USADOS E IMPACTO AMBIENTAL QUANDO REJEITADOS DE FORMA IMPR PRIA

6332 palavras 26 páginas
1 - LOGÍSTICA REVERSA
Neste capítulo será abordado o conceito de Logística inversa, o processo e o ciclo de vida do produto na logística reversa e a história do pneu.
A logística reversa é uma subárea da logística. Relativamente recente vem a cada dia ganhando mais importância nos processos das empresas, o tema está em constante evolução e os conceitos e definições sobre os mesmos estão começando a ficar expressivos. A logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, de retorno dos bens de pós-venda e do pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal logístico, de imagem corporativa, entre outros (LEITE, 2003).
Logística reversa trata-se do processo inverso de materiais e informações, ou seja, inicia-se no ponto de consumo tendo como destino seu ponto inicial, e abrange o planejamento, controle e todas as atividades relacionadas à resíduos, produtos acabados ou destinados à reciclagem (REZENDE, 2005).

1.1 - Processo e o Ciclo de Vida Do Produto na Logística Reversa
O processo de logística reversa tem que ser sustentável, pois envolve questões muito mais amplas do que apenas o retorno de materiais, por exemplo, questões ambientais, legais e econômicas. Esse processo geralmente composto por um conjunto de atividades, tais como, coletar, separar, embalar e expedir itens usados, danificados ou ultrapassados, dos pontos de consumo até os locais onde serão recondicionados, reciclados ou descartados e revendidos (DONATO, 2008).
A vida útil de um produto, no ponto de vista da logística reversa, não se encerra quando está nas mãos do cliente, o produto na maioria das vezes é retornado ao ciclo produtivo por meio de um canal reverso. Os produtos depois de consumidos podem-se tonar danificados, inutilizados e devem voltar ao seu ponto de origem para ser

Relacionados