Log stica milk run

291 palavras 2 páginas
Mabe implanta milk run e reduz estoque

Com cinco fábricas no Brasil e uma produção de mais de quatro milhões de produtos por ano, a Mabe – fabricante mexicana de eletrodomésticos – decidiu inovar seu processo interno para evitar alguns problemas que estavam prejudicando suas operações.
Entre as principais ações implantadas, segundo Maurício Pedra Tognini, gerente de logística da Mabe, está a adoção do projeto denominado milk run, que mantém os estoques de matéria-prima reduzidos sem afetar o bom andamento das linhas de produção.
“Arquitetamos um projeto diferenciado de planejamento com o foco nos resultados da empresa. Analisamos a capacidade das fábricas e conseguimos reduzir o giro de estoque em 33% e com isso baixamos o fluxo de caixa em R$ 12 milhões”, afirmou o executivo.
De acordo com o executivo, antes os fornecedores entregavam as cargas sem a preocupação com a saturação que poderia causar no processo produtivo. Agora, com apenas um operador logístico contratado (Gefco Logística) a Mabe realiza a coleta com rotas programadas conforme seu consumo diário.
“Antes tínhamos um fluxo enorme de caminhões em nossa porta para entregar a matéria-prima. Agora trouxemos um operador que elaborou um plano de fornecimento. Além disso, essa medida nos proporcionou reduzir os custos com frete”, revela o gerente.
Web Kanban
Nesse processo o papel do operador logístico se tornou fundamental. Por um sistema online, denominado Web Kanban, a transportadora pode controlar as janelas de entregas e coletas, confirmar o volume de carga e dimensionar qual será o veículo mais adequado para realizar o serviço.
A empresa possui atualmente 320 fornecedores para a fabricação de fogões, refrigeradores e lavadoras. Segundo Tognini, por ano, a companhia investe R$ 1,17 bilhão em matéria-prima.

http://www.omcconsult.com.br/noticias/mabe-implanta-milk-run-e-reduz-estoque/

Relacionados