LOG STICA INTERNACIONAL SISCOMEX

1023 palavras 5 páginas
ANGELO GRIMALDI - 101223455
CAUÊ SERAGIOLLI - 101222106
JURANILTON CARVALHO - 101247095
KILVIA TEIXEIRA – 101226209
SABRINA ALCAZAR - 101218532 4º SEMESTRE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA- MATUTINO

ATPS
LOGÍSTICA INTERNACIONAL:
SISCOMEX DO BRASIL
PROF. ENIO MALLET

OSASCO, 05 DE ABRIL DE 2012.

Siscomex
É um sistema informatizado que interliga exportadores, importadores, despachantes aduaneiros, comissários, transportadores e outras entidades ao Decex-Departamento de Operações de Comércio Exterior, Banco Central e à Secretaria da Receita Federal.
Permite processar o registro de operações de importação e exportação.
O SISCOMEX foi implantado em 1993 para agilizar e desburocratizar as operações de exportação. As entidades interessadas em exportar precisam de uma senha para operar o Siscomex, para o registro de suas operações, ou para autorizar bancos, corretoras de cambio e despachantes aduaneiros, que disponham de senha a efetuar registros no Siscomex.
Para isso, a empresa deve procurar a SECEX ou a Delegacia da Receita Federal mais próxima. Esse credenciamento é realizado com apresentação do contrato ou estatuto social, cartão CGC, CPF do responsável pela empresa e procuração, se for efetuado por terceiros.

Órgão Anuente
Para fiscalização e permissão da entrada de produtos específicos no território aduaneiro brasileiro, operam no Brasil diversos órgãos de controle, cuja função precípua é analisar e autorizar a importação do bem por meio da emissão de Licença de Importação no Siscomex, quando o produto examinado cumpra todos os requisitos necessários. Tal órgão atua como anuentes das importações brasileiras, realizando análises independentes, cada qual considerando exclusivamente os aspectos que lhe são pertinentes, podendo haver a atuação simultânea e independente de diversos órgãos na mesma LI. Além do DECEX, os órgãos anuentes com maior participação no

Relacionados