Log stica Humanit ria

2706 palavras 11 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FATEC CARAPICUÍBA

THIAGO JOSÉ DOS SANTOS BARROS

RA: 1430741321032

LOGÍSTICA – MATUTINO

A LOGÍSTICA HUMANITÁRIA

Carapicuíba – SP

2013
1. APRESENTAÇÃO

Fenômenos de natureza emergencial, como os desastres naturais, exigem um tratamento logístico especial denominado logística humanitária. Os sistemas e processos que envolvem a logística humanitária mobilizam recursos, pessoas e conhecimentos, para auxiliar comunidades que sofrem de vulnerabilidade por serem afetadas nos desastres naturais ou de complexas emergências. Esta busca a rápida resposta, visando atender o maior número de pessoas, evitar possíveis falhas e desperdícios, organizar todas as doações que são recebidas nesses eventos, atuando dentro de um orçamento limitado.
Com situações da natureza inesperadas como catástrofes naturais (furacões, enchentes, terremotos, maremotos), atentados terroristas, e outros eventos deste tipo exigem um tratamento logístico especial, que vem sendo denominado de logística humanitária, um conceito ainda muito novo no Brasil, mas que vem sendo crescentemente estudado em países da Europa e nos Estados Unidos. O trabalho busca apresentar o conceito de Logística Humanitária e Logística Empresarial, além de constatar a diferença entre ambas. Mostrando os desafios que o nosso país enfrenta para se fazer de forma correta a ajuda para pessoas que sofrem com esses desastres.

2. PROBLEMA DE PESQUISA

Qual é o papel da Logística Humanitária no Brasil?

3. JUSTIFICATIVA

Para a criação desse trabalho foram levados em consideração inúmeros fatores, dentre eles estão: a inovação acadêmica, que apesar de ser um assunto conhecido mundialmente, não se há muitos relatos em artigos sobre o mesmo; ambiente social e saúde resultante na população prejudicada pelos fenômenos; a mudança de economia nos locais que receberam certos desastres naturais.
Episódios marcantes como as enchentes em Santa Catarina (2008), as chuvas no

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas