Logística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Estoque.

FAEC - FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO

JOHNY FERREIRA

Tecnologia em Logística.

Gestão de Estoque.

Projeto de gestão de estoque empresarial e suas variáveis. Para obtenção de uma melhor eficiência e controle sobre a cadeia de alimentos, atendendo a demanda e reduzindo custos.

Orientadores: Prof.Willian / Prof. Martines Turma: TL 10110.

COLOMBO – PR
2011

Introdução.
A Gestão de estoque está sempre ligada diretamente na cadeia de suprimentos e na produção de qualquer produto.
E como vários setores empresarias o mesmo apresenta vários problemas seja na forma de gerenciar ou na execução do mesmo, os problemas de estoque é quase sempre os mesmos em todos os meios produtivos, sejaele perecível ou não. Mas temos que trata-lo igual aos outros setores dentro da empresa, que por sua vez tem como objetivo a satisfação dos clientes e retorno financeiro.
O estoque ainda tem uma visão muito tradicional, em que os produtos devem ser mantidos em estoque, seja para acomodar variações nas demandas, lotes econômicos, enfim para não perder venda.
O problema que isso acaba acarretando emalgumas variáveis não lucrativas para empresa como:
• Custos mais altos de manutenção de estoque;
• Falta de tempo na resposta ao mercado;
• Risco do inventário tornar-se obsoleto;
Foi com essa base que estamos focando nessa área de atuação, que influencia diretamente na rentabilidade da empresa. Absorvendo novas maneiras de gerenciamento e reduzindo custos.

Tema / Área:Gestão de estoque

Problema de Pesquisa:
• Que impacto a empresa sofre quando o estoque está sem gerenciamento?

Hipóteses:
Uma nova ferramenta na área de atuação do estoque pode gerar mais eficiência no controle do mesmo, trazendo mais rentabilidade para a empresa.
O gerenciamento de estoque traz lucros para a empresa e qualidade no serviço, transformando o que antes era gasto e perda emeficiência e redução de perdas.
Capacidade de estoque de giro mais próximo do exigido para abastecer as lojas semanalmente / mensalmente, sem precisar que o estoque esteja superando o ideal.
O estoque bem gerenciado traz lucro para empresa, e pode também trazer mais confiabilidade dos clientes, redução de perda, etc.

Objetivo:
Mostrar que o estoque é uma das partes mais expressivas da empresa eque resulta diretamente no lucro.
Controle de estoque para suprimento buscando soluções para eliminar o desperdício de matérias e mão de obra desnecessária.
Mostrar que podemos alcançar 100% de acuracidade no estoque, armazenagem em locai apropriados e retorno de lucro para a empresa.
Trazer para o estoque uma outra visão mais dinâmica de se trabalhar, pensando em um retorno através de reduçãode estoque e transferências. Transformando o fluxo de materiais ou produtos, diminuindo aquisições desnecessárias para a empresa.

Gestão de Estoque.

As características do estoque na maioria das vezes é similar em qualquer seguimento, sendo assim os problemas tornam se muito parecidos.
Conforme informações de HONG YUH CHING existem certas características que são comuns a todos os problemasde controle de estoque, não importando se são matérias-primas, material em processo ou produtos acabados. É preciso entender esses traços básicos. Eles são os seguintes: (a) Custos associados aos estoques; (b) objetivos do estoque; (c) previsão de incertezas.
O estoque é relacionado diretamente aos custos que a empresa apresenta, como aquisições de mercadorias e podem ser divididos em trêscategorias:
1- Custo de pedir: Inclui os custos fixos administrativos associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para reposição do estoque – custo de preencher pedido de compra, processar o serviço burocrático, na contabilidade e no almoxarifado, e de receber o pedido e verificação contra a nota e a quantidade física. Os custos de pedir são definido em termos monetários por...
tracking img