Logística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA

A Logística vem apresentando uma evolução continuada, sendo hoje considerada como um dos elementos-chave na estratégia competitiva das empresas. No inicio era confundida com o transporte e a armazenagem de produtos, hoje é o ponto nevrálgico da cadeia produtiva integrada, procurando atuar de acordo com o moderno conceito de SCM – Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia deSuprimentos).

[...] A logística é responsável pelo planejamento, operações e controle de todo o fluxo de mercadorias e informações, desde a fonte fornecedora até o consumidor.
Os principais pontos em que a logística se baseia são a movimentação dos produtos; a movimentação, o tempo, o custo e o nível de serviço. (MARTINS,; ALT, 2000).

A logística permite desenvolver estratégias para aredução de custos e o aumento do nível de serviço ofertado ao cliente. Como essas duas condições, isoladamente ou em conjunto, possibilitam o estabelecimento de diferenciais competitivos, justifica-se que este seja o caminho escolhido por um número crescente de empresas para buscar vantagens sobre a concorrência. Devemos ver a logística hoje não como parte operacional mais sim como estratégia quedefina os fluxos das operações necessárias, os equipamentos a serem utilizados, a estrutura necessária para sua execução, que controla as informações correlatas no meio,estabelece metas e gerencia performance Logística estratégica e o controle dos fluxos de informações e age nas soluções de problemas, podemos obter varias vantagens no planejamento, racionalização dos recursos objetividade e clareza,direcionamento, antecipação do problema, antecipação de oportunidades, disciplina, visão a longo prazo.

Como a logística evoluiu

A logística vem cada dia crescendo, e as empresas precisam ter o diferencial no mercado para cativar os clientes. Com a evolução da logística junto com a tecnologia, empresas buscam reduzir custos oferecendo para os clientes produtos de boa qualidade com custosacessível.

[...] Hoje muito mais complexo e amplo, com foco em Controle, Planejamento, Tecnologia da Informação, Finanças e Serviço ao Cliente. Todas essas evoluções, aliadas ao processo de globalização, trouxeram novos desafios para as organizações, que é a competitividade no mercado globalizado. Daí surge á necessidade de se produzir e distribuir á custos mais adequados, sem perda de eficiências equalidades do produto. (NOVAES, 2007)

Segundo Paiva (2007), “A tecnologia está sendo essencial para o avanço da logística”.

Será utilizado como exemplo aqui algumas ferramentas que facilitam gerenciar e planejar a Gestão de Estoque:
 ERP´s (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos do Negócio)

Hoje em dia é comum algumas empresas adotar essas ferramentas paramelhorar seus processos, visando rapidez, redução de custos, melhor gerenciamento dos seus materiais. A tendência de cada dia que passa, é empresas investirem mais em tecnologia e logística, para obter seus resultados.

Recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Logística – ASLOG teve como um dos objetivos conhecer a opinião das empresas usuárias dos serviços logísticos oferecidos aomercado brasileiro, além de identificar motivações, oportunidades e dificuldades envolvidas no processo de seleção, avaliação, contratação e desempenho das empresas prestadoras de serviços logísticos.
O segundo foco foi mapear as principais informações a respeito da remuneração dos profissionais do segmento logístico no Brasil. É importante salientar que a participação das empresas dispostas acompartilhar suas informações com as demais companhias envolvidas na enquete cresceu 56,5% em relação a 2009.
Dados de maior relevo levantados com a pesquisa:
• Dois terços das empresas de logística do Brasil respondem por R$ 100 milhões em faturamento mensal;
• 37% do custo logístico das empresas brasileiras possuem custo logístico que varia entre 2% a 5% do seu faturamento;
• 25% do custo...
tracking img