Logística

Páginas: 2 (402 palavras) Publicado: 26 de março de 2011
Henri Fayol (1841-1925), o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da Revolução Industrial e, mais tarde, da I Guerra Mundial. Formou-se emengenharia de minas aos 19 anos e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde desenvolveu toda a sua carreira. Aos 25 anos foi nomeado gerente das minas e aos 47 anos assumia a gerênciageral da “Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville”, que então se achava em situação dificíl. Sua administração foi muito bem-sucedida. Em 1918 transmitiu a empresa ao seu sucessor, dentro de umasituação de notável estabilidade.

Fayol expôs sua Teoria de Amnistração em seu famoso livro Administration Industrielle et Générale, publicado em Paris em 1916, traduzido em 1926 para os idiomasinglês e alemão por iniciativa do “International Management Institute” de Genebra; e para o português em 1950. Os trabalhos de Fayol, antes de sua tradução para o inglês, foram bastante divulgados porUrwick e Gulick, dois autores clássicos.

Fayol sempre afirmou que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava. Exatamente como Taylor, Fayol empregou seusúltimos anos de vida à tarefa de demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência, resultados satisfatórios eram inevitáveis. Assim como nos Estados Unidos a Taylor Society foifundada para divulgação e desenvolvimento da obra de Taylor, na França o ensino e o desenvolvimento da obra de Fayol deram motivo à fundação do Centro de Estudos Administrativos.

De certa forma,Henri Fayol foi o primeiro pensador da gestão. Enquanto outros estudaram o trabalho humano e a sua mecânica, ele centrou a atenção no papel da gestão e nas qualificações dos gestores.

De origemfrancesa, Fayol licenciou-se em Engenharia de Minas em St. Etienne e foi trabalhar para a empresa de minas Commentry-Fourchamboult-Décazeville, onde permaneceu entre 1888 e 1918. Fayol desenvolveu uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!