Logística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística
Prof. Roberto Macedo

Cadeia de Abastecimento

Objetivos
Apresentar as atividades e a aplicação da cadeia de abastecimento e a importância d b t i t i tâ i do gerenciamento desta atividade para o sucesso das organizações.

Definição SC
Cadeia de Abastecimento (supply chain) é o conjunto de organizações que se inter-relacionam, inter-relacionam criando valor na forma de produtose serviços, desde os fornecedores de matériaprima até o consumidor final.
Fonte: (ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística)

1

Cadeia de Abastecimento
A cadeia de abastecimento é um conjunto de ações e processos que possibilitam que o produto chegue ao cliente e que com isto possa agregar valor ao produto. Esses processos devem ser integrados com todos os outros, nãoficando apenas na movimentação de materiais, tais como: • localização da organização, • distribuição física, • administração de estoque, • modo de transporte, • fluxo de informações, • relacionamentos, • ou seja comprar, produzir e distribuir.

Cadeia de Abastecimento

Fabricante de plástico

Fabricante de peças plásticas

Fabricante de fogões

CD do varejista (Supermercado – por exemplo)Indústria química de base

Fabricante de pallets

Outras Indústrias

Loja do Supermercado

Indústria química (companhia de petróleo)

Indústria de madeira

CLIENTE

Cadeia de Suprimentos
I) Cadeia de suprimentos envolve todas as etapas, direta ou indiretamente, associada ao atendimento de um pedido do cliente cliente. II) Essa cadeia inclui fabricantes e fornecedores,transportadoras, depósitos, varejista e os próprios clientes.
Chopra & Meindl (2003)

2

Cadeia de Suprimentos
Cada um dos estágios da cadeia de suprimentos trabalha com diferentes processos e se integra entre os estágios diferentes. Os estágios típicos de uma cadeia de suprimentos são:

1 2 3 4 5

Clientes; Varejistas; Atacadistas e/ou distribuidores; Fabricantes; Fornecedores de peça ou dematéria-prima.

Cadeia de Abastecimento
Fluxo de Informação

Fluxo de Materiais

Cliente – figura que deve ter suas expectativas atendidas de maneira integral

Objetivo
O objetivo de toda cadeia de suprimento é maximizar o valor global gerado (Chopra, 2003).

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

3

O desafio da logística
I) Unir todos os elos dacadeia, de modo que o cliente perceba que a empresa se preocupa com ele. II) Devemos entender a demanda, pois podemos avaliar o comportamento do mercado, e verificar o impacto desta demanda na cadeia de abastecimento.

O desafio da logística

1 2 3

Dar uma resposta eficiente ao consumidor. Tudo isto não pode funcionar se não tivermos uma infraestrutura que realmente atenda as necessidades.necessidades Para sermos bem sucedidos é imprescindível algumas habilidades, saber administrar o conhecimento, saber conviver com mudanças, buscar mais conhecimento e competências e, por último, conectar-se com a nova era.

Unissono
Segundo Novaes (2007, p.48), o SCM deve: Garantir a Integração total da cadeia de suprimentos; Fazer com que todas as empresas parceiras atuem de forma unificada eestratégica; Busca entre os parceiros dos melhores resultados possíveis em termos de redução de custos, de desperdícios e de agregação de valor ao consumidor final.

4

Mundo Globalizado
Redução do ciclo de vida dos produtos; Concorrência mundial; Maior f t d M i oferta de produtos do que procura; d t d Países concorrentes com baixos custos de produção; Era da tecnologia da informação ecomunicação.

O cliente
I) Mais exigente; II) Possui maior número de opções para compra; III) Quer perceber o valor; IV) Atendimento personalizado; V) Nível de serviço.

O maior desafio é conseguir o reconhecimento do cliente!!

COMO SATISFAZER O CLIENTE?

VALOR

QUALIDADE

PREÇO

SERVIÇO

INFORMAÇÃO

PRODUTO

5

$ Valor Gerado $
O valor gerado pela Cadeia de Abastecimento:...
tracking img