Logística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O volume de importação no Brasil é representativo e possui várias peculiaridades tributárias e alfandegárias, é necessário ao adquirente da mercadoria compreender os custos de importação envolvidosque são os componentes que fazem parte do transporte, da taxa de importação, do despacho aduaneiro e do custo do pedido, neste cenário são envolvidos também os tributos que podem oferecer créditos emcasos específicos. A partir das análises de custos estimadas, a importação tem um conjunto de serviços, que envolve fretes seguros e serviços bancários. A estimação de custos no processo de importaçãoé complexa, pois a comercialização internacional envolve fatores externos não controlados pela empresa.

Na importação podemos dividir os custos em:

Custo da mercadoria: É o custo damercadoria que deverá ser pago para o Fabricante no exterior, mediante operação bancária (contrato de câmbio).
São previstas as negociações:
- Pagamento antecipado: O importador remete previamente o valor datransação, após o que, o exportador providencia a exportação da mercadoria e o envio da respectiva documentação. Do ponto de vista cambial, o exportador deve providenciar, obrigatoriamente, ocontrato de câmbio, antes do embarque, junto a um banco, pelo qual receberá reais em troca da moeda estrangeira, cuja conversão é definida pela taxa de câmbio vigente no dia. Esta modalidade de pagamento nãoé muito freqüente, pois coloca o importador na dependência do exportador.
- Remessa sem saque: O importador recebe diretamente do exportador os documentos de embarque, sem o saque; promove odesembaraço da mercadoria na alfândega e, posteriormente, providencia a remessa da quantia respectiva diretamente para o exportador. É de alto risco para o exportador.
- Cobrança bancária: Caracteriza pelomanuseio de documentos entre os bancos. Os bancos intervenientes nesse tipo de operação são meros cobradores internacionais de uma operação de exportação, cuja transação foi fechada diretamente...
tracking img