Logística e meio ambiente

Logística e Meio Ambiente

Muitos aspectos devem ser analisados na abordagem desta questão, jamais na história da humanidade registrou preocupação tão intensa com a preservação do meio ambiente,apesar do homem continuar agredindo-a. A preservação do meio ambiente está diretamente ligada a sistemas logísticos, os quais devem contemplar análises mais sérias e menos hipócritas do que já se viuaté agora: fica um pouco difícil entender qual o impacto da logística no meio ambiente. Assim é conveniente conceituar a logística como uma atividade de administração que cuida do gerenciamento demateriais e produtos em geral, envolvendo, entre outras atividades, transporte, movimentação, armazenagem e embalagem. A embalagem é elemento que merece profunda e especial atenção, principalmente devidoa dois preocupantes fatores: O desenvolvimento e projeto adequados à efetiva necessidade do produto contido, de forma a evitar que as ações geradas pelo transporte ou armazenagem não causem a varias àembalagem – produtos químicos, petroquímicos, farmacêuticos, etc. exigem embalagens especiais, as quais possuem normas internacionais nem sempre cumpridas pelas empresas. A necessidade de restriçãosobre o uso de certos materiais de embalagem, dando absoluta preferência aos recicláveis e biodegradáveis.
Só que a reciclagem das embalagens usadas impõe um novo enfoque logístico, ou seja, énecessário captar em um ponto e transferir a outro. Este é um novo papel das empresas de supermercado, pois elas se constituem no principal vetor de geração de lixo, devendo de forma séria e responsáveltambém se transformar em vetor de coleta. Para isso, não basta a retórica do discurso. É preciso ação planejada. No campo dos transportes, dois fatores devem ser evidenciados:
A poluição ambiental pelaemissão de gases gerados pela combustão incompleta, absolutamente comum no País, apesar de proibida por lei – não cumprida por ninguém no transporte de passageiros;
A necessidade de compatibilizar...