Logística reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade
Tecnologia em Logística

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Logística Reversa

Guarulhos

2011

Logística Reversa

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para a obtenção do título de graduação tecnológica em Tecnologia em Logística

Orientador: Prof. JoãoGuarulhos

2011

À Marizete, incentivadora de todos os meus trabalhos acadêmicos.

Agradeço aos meus colegas de sala, meus amigos e a minha família pelo apoio recebido.

“Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida seráde violência e tudo estará perdido.”

Charles Chaplin

Sumário

Introdução

1. Introdução ----------------------------------------------------------------------------- 7

2. Importância da Logística Reversa ---------------------------------------------- 9

3. Pontos críticos Logística Reversa ---------------------------------------------- 114. A Logística Reversa no Brasil --------------------------------------------------- 13

5. Logística Reversa como Vantagem Competitiva --------------------------- 15

6. Pós – Consumo --------------------------------------------------------------------- 17

7. Conclusão ---------------------------------------------------------------------------- 19

8. ReferênciasBibliográficas -------------------------------------------------------- 21

9. Anexos -------------------------------------------------------------------------------- 22

10. Termo de Compromisso e Responsabilidade -------------------------------- 23

1. Introdução

A logística reversa é uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens ematérias após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valos aos mesmos.Dentro de um contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando aos prejuízos causados ao meio ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos.

A logística tem como função aotimização de fluxo de materiais e tradicionalmente a logística é tratada como fluxo unidirecional, desde a aquisição da matéria-prima até o consumidor final.

Muitos fatores têm contribuído para desenvolvimento de uma logística que faça o caminho reverso do tradicional, ou seja, que realize essa reintegração, que é chamada de Logística Reversa. Algumas empresas começaram a reciclar materiais eembalagens descartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas, caixas de papelão, entre outras, que passaram a se destacar como matéria-prima e deixaram de ser tratados como lixo. Dessa forma pode-se observar a logística reversa no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam a diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima.

Existem ainda outros setores daindústria onde o processo de gerenciamento da logística reversa é a mais recente como na indústria de eletrônicos, varejo e automobilísticas. Estes setores também têm como lidar com o fluxo de retorno de embalagens, de devoluções de clientes ou do reaproveitamento de materiais de para produção.

As iniciativas à logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. Economias com autilização de embalagens retornáveis ou com o reaproveitamento de materiais para a produção têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas.

Diferente da logística direta, a logística reversa raramente conta como uma estrutura que faça fluir de forma eficiente, todos os resíduos, embalagens, produtos, entre outros, gerados pela cadeia de distribuição direta.

As empresas...
tracking img