Logística reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O processo de Logística direta é definida pela Associação Brasileira de Logística como sendo um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas. Este processo existe desde o ponto de origem do produto até o ponto de consumo, ou seja, começa com a fonte de fornecimento e termina no ponto de consumo, com o objetivode atender melhor a clientela.
O processo de logística reversa - assunto o qual trataremos neste trabalho, engloba todos os processos descritos a cima, mas de um modo inverso. Podemos dizer, então, que o processo de logística reversa é o seguinte: processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e de baixo custo de matérias primas, desde o ponto de consumo até o ponto deorigem, com o objetivo de recuperação de valor ou descarte apropriado para coleta e tratamento de lixo.
No entanto, os objetivos são basicamente os mesmos: atender melhor a clientela, pois o processo de logística reversa está sendo implantado nas empresas com o intuito principal de atender as expectativas do cliente – que está mais exigente e preocupado com as questões ambientais.
Sendo assim, háduas visões de Logística Reversa, a ecológica, que segue o processo de logística reversa de pós-consumo, e a visão estratégica, que segue o processo de Logística Reversa de Pós-venda.

1. Conceituação
A logística é entendida como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. Já a logística reversa é configurada pelo fluxo contrário, do ponto deconsumo até o ponto de origem. É a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Pode ser observada no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam a diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima. (LACERDA).
Para Leite (2002), o conceito ainda está em evolução devido às novas possibilidades de negóciosrelacionados ao crescente interesse empresarial e o interesse de pesquisas nesta área na última década.
Deher et. al (2006) afirma que a logística reversa pode ser conceituada por todas as atividades de coletar, desmontar e processar produtos e/ou materiais e peças usados a fim de assegurar uma recuperação sustentável.
Das atividades administrativas, segundo Deher et. al. (2006), fazem parte dalogística reversa o reaproveitamento e a remoção de refugo, estudando o modo como os subprodutos do processo produtivo serão descartados ou reincorporados ao processo. O fabricante é responsabilizado não apenas pelo refugo gerado no processo produtivo, mas também, pelo produto até o final de sua vida útil.
A figura 1 demonstra o processo de logística direta e de logística reversa, podendo sermelhor visualizado o conceito do retorno do produto após o fim de sua vida útil.
Lacerda afirma que este não é um fenômeno novo e que o uso de sucata, por exemplo, tem sido praticada há tempos.

Figura 1: Processo de logística direta e reversa

Fonte: Lacerda

A escala das atividades de reciclagem dos produtos e das embalagens vem aumentando consideravelmente, devido a diversos fatorescomo:
a) Questões ambientais
A legislação torna as empresas cada vez mais responsáveis, determinando que a empresa é responsável por todo o ciclo de vida de seus produtos, ou seja, desde entrega dos produtos aos clientes e do impacto que estes produzem no meio ambiente. O aumento de consciência ecológica dos consumidores tem gerado ações por parte de algumas empresas que se preocupam com sua imagem“ecologicamente correta” perante os consumidores.
b) Concorrência – Diferenciação por serviço
Os varejistas acreditam que os clientes valorizam as empresas que possuem políticas mais liberais de retorno de produtos, assumindo os riscos de receber de volta produtos danificados.
c) Redução de Custo
Os retornos à empresa são consideráveis, tais como redução de custos pela utilização de...
tracking img