Logística reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

No mundo de extrema competitividade e que busca incessantemente o alcance da máxima eficiência nos processos e negócios, a Logística Reversa é bastante lembrada, pois, se trata de uma fonte relativamente nova de diferenciação entre as empresas e é bastante citada em livros modernos de Logística Empresarial, em artigos internacionais e nacionais, demonstrando sua aplicabilidade einteresse em diversos setores empresariais e apresentando novas oportunidades de negócios no Supply Chain (gestão da cadeia logística, também conhecida como gerenciamento da cadeia de suprimentos) Reverso, criado por esta nova área da Logística empresarial que trata do retorno dos bens de pós venda e pós consumo administrando todo o seu fluxo, criando por sua vez oportunidades e expectativas doreuso, reaproveitamento e reciclagem de materiais, vindos dos clientes e fornecedores retornando as fábricas.
É importante destacar que a Logística Reversa é a área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, através dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal,logístico, de imagem corporativa. Segue alguns conceitos: Em Stock (1998 p.20) encontra-se a definição: “Logística Reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura” para Rogers e Tibben-Lembke (1999p. 2)a Logística Reversa é definida como: “Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques de processo, produtos acabados e as respectivas informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou adequar o seu destino”.
Portando a logística reversa é hoje um grande diferencialcompetitivo para as organizações que a aplicam em seus processos possibilitando maior aproveitamento de matérias-primas reduzindo conseqüentemente os custos de produção, além de agregar valor de diversas naturezas como citado acima, como exemplo: marca da empresa, pois, a logística reversa através do reaproveitar, reutilizar e reciclar agride menos o meio ambiente natureza ecológica e está alinhado aoconceito de desenvolvimento sustentável, que cada vez mais será ampliado e discutido na sociedade e ligado as organizações.
Diante deste contexto, o presente estudo, que tem por área específica da logística empresarial à logística reversa, a partir do estudo de caso do grupo Guararapes. Especificamente na utilização dos copos descartáveis, com fins de sugerir a implantação de um modelo da logísticareversa para minimizar os impactos econômicos, financeiros, ecológicos e de imagem corporativa.
A história da Guararapes teve início em 1947, quando Nevaldo Rocha abriu sua primeira loja de roupas chamada "A Capital", em Natal (RN). Quatro anos depois, a empresa implantou uma pequena confecção em Recife (PE) e adquiriu vários pontos de venda, em um momento em que o mercado de roupas no nordestecomeçava a se desenvolver.
Em outubro de 1956, os irmãos Nevaldo e Newton Rocha fundaram a Guararapes, em Recife (PE). Dois anos depois, sua matriz foi transferida para Natal (RN), com a inauguração de sua primeira fábrica, com 2.500m² de área construída e onde se mantém até os dias de hoje.
No início da década de 1970, o capital da empresa foi aberto e, em 1976, foram construídas asfábricas de Fortaleza (CE), hoje com 60.000m² e de Mossoró (RN), com 9.800m² de área construída. Nesse mesmo ano foi criada a cadeia de lojas Super G.
Em 1979, a Guararapes adquiriu as cadeias de lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua atuação para o varejo têxtil, área responsável pelo maior crescimento do grupo atualmente. Desde o início, o objetivo do grupo Guararapes é comercializar produtos...
tracking img