Logística pcp

Páginas: 10 (2303 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
Universidade Anhanguera – Uniderp
Pólo de São Caetano do Sul - SP

Turma: 3º Semestre – 2ª E 4ª feira

Tecnologia em logística

Professor EAD – LUIZ MANOEL PALMEIRA

Professor Presencial – ALESSANDRO COLENTINO

DESAFIO - PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO  

Alunos:Eneas Alves Rodrigues – RA 178670

Leandro Carlos Monroz - RA 177407

Luzineide Lima da Silva – RA 178879

Rubens José de Almeida – RA 177566

SãoCaetano do Sul

2011

Planejamento, Programação e Controle de Produção.

Etapa 1 – Relatório de Visita Técnica – Empresa: Sintex Louças e Sanitários SA.

A empresa trabalha no segmento de produtos minerais não metálicos; industrializa e comercializa louças, pias e vasos sanitários em geral. Ela se localiza em Santo André, região estratégica, uma vez que utiliza as vantagens da região.
Aempresa atua no mercado há 12 (doze) anos e tem objetivo de estender suas atividades para todo o mercado nacional. De acordo com os dados que coletamos, a produção mensal da empresa é de 12 mil unidades/mês. A empresa é considerada de médio porte, funcionando em um regime de produção 24x7. Seus fornecedores de matérias-primas e insumos estão todos localizados na região Sudeste, e a comercializaçãodos produtos é feita através de representantes comerciais espalhados também por essa região.
A Cadeia produtiva
A argila, demais minerais (caulins, quartzitos, feldspatos, filitos, talcos, calcários e outros), e corantes são as matérias primas utilizadas. Elas são adquiridas de empresas de beneficiamento de minerais.
O Processo produtivo da empresa
A empresa utiliza o processo de preparação porvia úmida, com melhor qualidade ao produto final. A seguir, segue o fluxograma de produção utilizado pela empresa, onde são consideradas as principais etapas realizadas no processo de fabricação dos produtos cerâmicos.
[pic]
Figura 1 – Fluxograma do Processo Produtivo Fonte: Pesquisa direta, 2011

O Planejamento e Controle da Produção
A empresa iniciou a pouco tempo um setor específico dePlanejamento e Controle de Produção - PCP, considerado pelos gestores como algo ainda complexo. Por isso, as atividades de planejamento e controle da produção não ainda não adotam o enfoque consagrado. A empresa prefere trabalhar com uma programação adotando prazos menores, com o objetivo de evitar a formação de estoques e atingir maior flexibilidade para atender às necessidades do mercado.
O grupode visita identificou as seguintes fases do PCP:
Programação da Produção
Ainda é feita a partir da carteira de pedidos, devido ao foco de manter um estoque de curto prazo. Para atender a demanda ela está adotando um programa de produção por lotes divididos de acordo com as dimensões, cores e designer do produto. Toda a cadeia produtiva é informatizada, o que propicia a gestão da produçãoatravés de relatórios de programação da produção, contendo as quantidades e produtos a serem produzidos.
Roteiro
Está ligado ao sistema de certificação do CCB (Centro Cerâmico do Brasil), onde estão padronizadas todas as etapas e procedimentos necessários à produção de produtos cerâmicos. As atividades de produção obedecem às exigências das normas da ABNT, NBR 13816 – Terminologia Técnica (Define oconjunto de termos usados para uma técnica); NBR 13817 – Classificação (Norma que classifica produtos ou materiais de acordo com propriedades características); e NBR 13818 – Especificação e métodos de ensaios.
Aprazamento
É controlado pelo relatório emitido na fase da programação da produção, que contém informações a respeito do início das operações e a previsão do seu término, ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pcp
  • Logística no PCP
  • Pcp logistica
  • Logistica pcp
  • PCP na Logística
  • Conceitos de pcp e logística
  • Logistica Empresarial E PCP
  • PCP na Logística de hoje

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!