Logística: fundametos e processos

Páginas: 5 (1197 palavras) Publicado: 26 de março de 2011
TCD LOGÍSTICA

TEMA:
LOGÍSTICA, FUNDAMENTOS E PROCESSOS
TÍTULO:
O PAPEL DOS FORNECEDORES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
OBJETIVO:
Compreender a importância dos fornecedores dentro da cadeia de suprimentos; bem como as mudanças e evoluções nas estratégias das organizações com relação aos fornecedores, buscando a melhoria de suas performances.
JUSTIFICATIVA:
Devido à relevância do tema para acompetitividade das empresas, o estudo abre uma
“brecha” para a discussão acerca da evolução da administração da atividade de compras e logística dentro das organizações.
Através deste estudo torna-se evidente a necessidade de um aperfeiçoamento contínuo na logística das empresas, percebe-se também o tamanho da importância de um relacionamento mútuo com os fornecedores, especificamente, com aatividade de compras na área de suprimentos. Ressalta-se também, como o mercado está evoluindo neste sentido e os motivos pelos quais as empresas vêm adotando vários modelos de gestão de contratos com fornecedores.
INTRODUÇÃO:
Mediante as novas dificuldades surgidas com o aumento da concorrência, alguns administradores têm buscado formas de enfrentá-las.
Coloca-se que o caráter de confrontoexistente nas relações tradicionais entre cliente e fornecedor é incompatível com os princípios que constituem a base das novas filosofias gerenciais. Empresa e fornecedor devem manter relações estáveis, colaborativas e de longo prazo, buscando, assim, a obtenção de vantagem competitiva através da melhoria da qualidade e diminuição dos custos de produção ao longo da cadeia de suprimentos.

Alogística das empresas insere-se justamente neste contexto de redução de custos e melhoria de serviços. Com a criação de valor na cadeia de suprimentos, ressalta-se o relacionamento das empresas com seus fornecedores, surgindo assim as alianças e parcerias que causam impacto direto em suas performances. Da mesma forma, elas também buscam o diferencial de valor para ganhar e/ou reter a fidelidade de seusclientes e com isso, obter sucesso.

Desenvolvimento
O mundo está passando por grandes mudanças e só sobreviverá a empresa que também se modificar; reestruturar seus negócios e se adaptar aos novos tempos.
Sabe-se que nos dias de hoje a competitividade não está em uma empresa isolada, mas sim no conjunto de empresas daquela cadeia competitiva.
Assim que o processo de melhoria de umaempresa tem início, é hora de começar a trabalhar com seus fornecedores. O objetivo dessa parceria é melhorar o desempenho dos resultados e aumentar os lucros da empresa, e ao mesmo tempo reduzir o custo do produto e/ou serviço do fornecedor para a mesma.
O relacionamento entre clientes e fornecedores vem assumindo características cada vez mais estratégicas. No início da industrialização o fornecedortinha apenas que entregar os produtos dentro das especificações que tinham sido feitas pelo cliente. Nos dias de hoje, este relacionamento é bastante diferente, podendo ser visto como uma "estratégia para as empresas aumentarem suas vantagens competitivas, melhorarem a sua produtividade, reduzirem os custos e aumentarem o potencial de engenharia."
Neste novo tipo de relacionamento os clientestratam os fornecedores como "parte das suas unidades produtivas, auxiliando na resolução de problemas, promovendo treinamento, tratando-os como "sócios" do empreendimento e, até mesmo, ajudando a montarem suas unidades produtivas"
Este movimento de aproximação entre clientes e fornecedores, que tem recebido nomes como "terceirização" e "parceria", enfatiza o desenvolvimento da satisfação mútua,fundamentado na lucratividade e nas relações de longo prazo entre fornecedores e clientes. Seguindo esta linha de raciocínio, "o objetivo de uma negociação deve ser encarado sobre o prisma da maximização do valor da transação para ambas as partes."
O cenário atual caracterizado pela grande complexidade dos produtos, alta competitividade, fabricação just-in-time e um mercado global cada vez mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos da logística
  • logisticas e seus processos
  • Logistica de Processos
  • Logistica/processos gerenciais
  • Processos e Operações Logísticas
  • Processo de mick run na logistica
  • ATPS LOGISTICA PROCESSOS GERENCIAIS
  • TCC Processo logistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!